sábado, 29 de abril de 2017

Temer aponta 'direito de expressão' e vê 'fatos isolados de violência' em protestos



O presidente Michel Temer divulgou no início da noite desta sexta-feira (28) uma nota lamentando “fatos isolados de violência” nas manifestações políticas com greve geral convocadas em todos o país.


No comunicado, o presidente defendeu as reformas que o governo vem empreendendo, alvo das críticas das mobilizações.

“Infelizmente, pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente. Fatos isolados de violência também foram registrados, como os lamentáveis e graves incidentes ocorridos no Rio de Janeiro”, escreveu o presidente.

Segundo o documento, as manifestações “ocorreram livremente” e com “a mais ampla garantia ao direito de expressão”.

“O governo federal reafirma seu compromisso com a democracia e com as instituições brasileiras”, completou Temer. Ele reiterou que o governo continuará atuando com o viés reformista.

“O trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história. A esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise”, escreveu o presidente.

Com a divulgação da nota, não há previsão de que o presidente fale sobre as manifestações nesta sexta. Membros do governo foram destacados para servir de porta-voz do Planalto – como o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que, mais cedo, minimizou as mobilizações nas ruas.

Íntegra da nota

Leia nota oficial do presidente Michel Temer divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto a respeito das manifestações de protesto desta sexta-feira:

Nota oficial

As manifestações políticas convocadas para esta sexta-feira ocorreram livremente em todo país. Houve a mais ampla garantia ao direito de expressão, mesmo nas menores aglomerações. Infelizmente, pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente. Fatos isolados de violência também foram registrados, como os lamentáveis e graves incidentes ocorridos no Rio de Janeiro.

O governo federal reafirma seu compromisso com a democracia e com as instituições brasileiras. O trabalho em prol da modernização da legislação nacional continuará, com debate amplo e franco, realizado na arena adequada para essa discussão, que é o Congresso Nacional. De forma ordeira e obstinada, o trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história. A esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise que herdamos e trazer o Brasil de volta aos trilhos do desenvolvimento social e do crescimento econômico.

Michel Temer
Presidente da República

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário