quinta-feira, 20 de junho de 2024

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS


Os alimentos ricos em fibras, como as frutas, os legumes, as leguminosas e os cereais, são importantes para manter a saúde do intestino e prevenir situações, como prisão de ventre, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, a lactulose, a inulina e o amido resistente, são fibras que têm efeito prebiótico, servindo de alimento para as bactérias boas do intestino, melhorando o funcionamento do intestino e aumentando as defesas do organismo.

A fibra é um tipo de carboidrato presente em alimentos vegetais e que não são digeridos pelo organismo, passando de forma intacta pelo estômago e intestino, e sendo eliminado do corpo através das fezes.

Os principais alimentos ricos em fibras são:

1. Frutas

Frutas, como caqui, goiaba, mamão, pera e ameixa, são alimentos ricos em fibras solúveis, um tipo de fibra que se dissolve em água, formando um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e promovendo, assim, a saciedade.

2. Cereais integrais

Os cereais integrais, como arroz integral, farelo de trigo, farinha de centeio, aveia e pão de trigo integral, são ricos em fibras insolúveis.

Esses alimentos ajudam a prevenir e combater a prisão de ventre, porque aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.

3. Leguminosas

O feijão, o grão-de-bico, a soja em grãos, a lentilha, a ervilha seca e as favas, são leguminosas ricas em fibras que equilibram a flora intestinal, ajudando na prevenção de câncer do intestino.

Além disso, as leguminosas também são ricas em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido e que também atua como fibras no organismo.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO

4. Legumes

Legumes, como couve, brócolis, beterraba, abóbora, chicória, quiabo, cenoura, tomate, cebola e pimentão, são alimentos ricos em fibras que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, evitando doenças cardiovasculares.

5. Sementes

Sementes como linhaça, gergelim, de abóbora, girassol e chia, são alimentos ricos em fibras que podem ajudar na manutenção do peso ou emagrecimento, porque favorecem a saciedade, ajudando a controlar a fome ao longo do dia.

6. Oleaginosas

As oleaginosas, ou frutos secos, como amêndoa, castanha-do-pará, castanha-de-caju e nozes, são alimentos ricos em fibras que ajudam a manter a saúde do intestino, evitar doenças cardiovasculares e regular os níveis de colesterol no sangue.

Benefícios das fibras

Os principais benefícios das fibras para a saúde são:Combater a prisão de ventre, pois aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação;

Promover a saciedade, porque formam um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e favorecendo a manutenção ou perda de peso;

Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, pois diminui a velocidade de absorção dos carboidratos a nível intestinal, controlando o aumento da glicose e insulina;

Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, porque diminuem a absorção de gorduras e de colesterol a nível intestinal, reduzindo a sua concentração no organismo;

Manter a saúde gastrointestinal, pois servem de alimento para as bactérias benéficas presentes no intestino, diminuindo a inflamação, aumentando as defesas do organismo e evitando doenças, como diverticulite e colite ulcerativa, por exemplo;

Controlar alguns tipos de diarreia, principalmente as causadas por infecções bacterianas, sendo as fibras prebióticas responsáveis por esse benefício e que podem ser encontrados em alguns alimentos como chicória, alho e alcachofra;

Diminuir o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e câncer de cólon.

Para se obter todos os benefícios das fibras, é necessário consumir alimentos ricos em fibras diariamente e manter uma dieta saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário