segunda-feira, 15 de abril de 2024

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR NO FÍGADO


A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

O tratamento depende da doença que a origina e dos sintomas associados, no entanto, pode também ser prevenida com a vacinação, alimentação correta, prática de exercício físico ou evitando comportamentos de risco como partilha de seringas ou prática de relações sexuais desprotegidas.

Por isso, em caso de for no fígado, é importante que o hepatologista ou clínico geral seja consultado para que seja indicada a realização de exames que ajudem a identificar a causa da dor e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado, caso seja necessário.

Principais causas

As principais causas de dor no fígado são:

1. Infecção

O fígado pode ser infectado por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, causando inflamação e alterações no seu funcionamento. Os tipos mais comuns de infecção no fígado são a hepatite A, B e C, transmitidas por vírus, que além de provocarem dor no fígado, podem causar sintomas como perda do apetite, enjoo e vômito, cansaço, dor nos músculos e articulações, dor de cabeça, sensibilidade à luz, fezes claras, urina escura, pele e olhos amarelados.

2. Doenças autoimunes

Em pessoas com doenças autoimunes, o seu sistema imunológico ataca o próprio corpo, podendo também afetar o fígado. São exemplos dessas doenças, a hepatite autoimune, a cirrose biliar primária e colangite esclerosante primária.

A hepatite autoimune é uma doença rara, na qual o organismo ataca as células do próprio fígado fazendo com que fique inflamado e provocando sintomas como dor abdominal, pele amarelada ou enjoos. Já a cirrose biliar primária, consiste na destruição progressiva dos ductos biliares localizados no fígado, e a colangite esclerosante provoca o seu estreitamento causando fadiga e coceira, ou mesmo cirrose e insuficiência hepática.

3. Doenças genéticas

A dor na região do fígado também pode ser provocada por doenças genéticas que levam ao acúmulo de substâncias tóxicas no fígado, como a hemocromatose hereditária, que provoca acúmulo de ferro em excesso no corpo, a oxalúria, que leva ao aumento de ácido oxálico no fígado ou a doença de Wilson, em que há acumulação de cobre.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO

4. Álcool em excesso

O consumo excessivo e regular de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de desenvolvimento de hepatite alcoólica, em que há fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite, por exemplo, e se não for tratada, pode provocar graves lesões no fígado.

5. Abuso de medicamentos

A hepatite medicamentosa é causada pela exposição a substâncias tóxicas, uso excessivo de medicamentos ou mesmo devido a reações alérgicas a estes, que podem causar lesões nas células do fígado.

6. Câncer

O câncer do fígado pode afetar os hepatócitos, ductos biliares e vasos sanguíneos e é geralmente muito agressivo, podendo provocar dor no abdômen, enjoo, perda do apetite e olhos amarelados, por exemplo.

7. Síndrome de Reye

A síndrome de Reye é uma doença rara que acontece com maior frequência em crianças e que é caracterizada por dor no fígado devido a um rápido acúmulo de gordura nesse órgão, além de inflamação no cérebro. Dessa forma, a criança também pode ter dor de cabeça, vômitos, sonolência e irritabilidade, por exemplo.

As causas da síndrome de Reye não são completamente conhecidas, no entanto acredita-se que pode estar relacionada com alguns vírus, como o vírus da gripe e o da catapora, além de também poder estar ligada ao uso excessivo de medicamentos, como aspirina e paracetamol.

8. Acúmulo de gordura

O acúmulo de gordura no fígado é comum em pessoas com obesidade, colesterol alto ou diabetes, podendo ser assintomático ou provocar sintomas como dor do lado direito do abdômen, barriga inchada, enjoo e vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário