Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

22 junho, 2026

FIG 2026: Reunião com comerciantes será realizada nesta quinta-feira (25)


A Prefeitura de Garanhuns convoca os interessados em comercializar alimentos e bebidas durante o Festival de Inverno de Garanhuns 2026 para uma reunião de alinhamento que acontecerá nesta quinta-feira (25/06), na CDL, localizada na Praça João Pessoa, nº 32.

Neste ano, a reunião será realizada em dois horários, de acordo com a categoria de comercialização.

Às 10h – Reunião com interessados em trabalhar com barracas, stands e trailers na Praça Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado.

Às 14h – Reunião com interessados em atuar com carrinhos, isopor, baleiros e ambulantes em geral.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura

Crise no Planalto: Jaques Wagner cede à pressão e deve deixar liderança do governo no Senado


BRASÍLIA – A permanência do senador Jaques Wagner (PT-BA) como líder do governo no Senado tornou-se insustentável. 

Após o avanço da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, aliados próximos e dirigentes do PT convenceram o parlamentar de que sua renúncia é a única saída para estancar o desgaste político que já ameaça a agenda legislativa do Planalto e a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A formalização da saída deve ocorrer nos próximos dias.

O clima azedou de vez após a divulgação de imagens da investigação e de suspeitas envolvendo um apartamento de alto padrão em Salvador. 

Nos bastidores, a informação é de que o presidente Lula se sentiu surpreendido, já que Wagner havia assegurado que não havia motivos para uma ação da PF. 

Para piorar, a estratégia de defesa do senador em entrevistas foi considerada um erro por auxiliares presidenciais, ampliando a repercussão negativa.

Enquanto o Planalto tenta conter os danos para preservar a relação histórica entre Lula e Wagner, os corredores do Congresso já fervem com a disputa pela sucessão do cargo. Governistas dividem-se entre um perfil técnico ou um nome político de extrema confiança, cientes de que a queda do líder marca uma das crises mais delicadas do terceiro mandato de Lula.

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação de escola municipal no bairro da Liberdade


Investimento de R$ 632 mil contemplou melhorias em toda a estrutura da unidade e na quadra poliesportiva

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (19) a entrega da requalificação da Escola Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro da Liberdade. 

A obra representa mais um importante investimento da gestão municipal na melhoria da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino.

Com investimento de aproximadamente R$ 632 mil, a unidade recebeu uma ampla requalificação estrutural, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade, que reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades municipais, foi destacada a importância dos investimentos na infraestrutura escolar como ferramenta para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

As melhorias incluíram a requalificação da quadra poliesportiva, implantação de sala de leitura, nova secretaria, adequação de depósitos, recuperação do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de forro em PVC, pintura completa da escola e implantação de grades de proteção na área frontal da unidade.

Fotos: Vinicius Vilela

Aquele sabor de comida caseira que você respeita chegou em GARANHUS!


Sabe aquele almoço caprichado, feito com amor e com gostinho de comida de mãe?

A Pastelaria 3 Sabores preparou um cardápio imperdível para o seu dia a dia em Garanhuns!

Como podemos ver na imagem, você pode montar o seu prato do seu jeito, escolhendo entre acompanhamentos fresquinhos e carnes deliciosas.

E o melhor de tudo é o preço que cabe perfeitamente no bolso:

🏷️ Marmita M (com 1 opção de carne): apenas R$ 15,00

🏷️ Marmita G (com 2 opções de carnes): apenas R$ 20,00

Para acompanhar, tem aquela variedade de bebidas trincando de geladas! 🥤

Não passe vontade e garanta já o seu almoço com quem entende de sabor e carinho!

📍 Onde estamos e Contato:

Endereço: Rua Diácono Wagner de Barros Divino, n° 101 Bairro Viana e Moura – Garanhuns

Faça seu pedido pelo WhatsApp: 📞 (87) 9.8105-6067

PRIVILÉGIO EXCLUSIVO: Juízes e procuradores alteram regras e podem folgar quase metade do ano


Enquanto o Congresso Nacional discute o fim da escala de trabalho 6x1 para os trabalhadores da iniciativa privada, magistrados e integrantes do Ministério Público Federal conseguiram flexibilizar as regras de suas férias de 60 dias anuais. 

Com a mudança, eles passam a ter o direito de parcelar o descanso em até 12 vezes de cinco dias.

Na prática, a manobra permite que juízes e procuradores emendem os períodos de folga com os finais de semana, evitando que os sábados e domingos "gastem" seus dias de férias. Somando os 104 finais de semana do ano, os 18 dias de recesso forense e os 60 dias de férias estratégicas, a categoria pode chegar a 178 dias sem trabalhar por ano — o que significa folgar quase um dia para cada dia trabalhado.

Contraste com a iniciativa privada

A disparidade em relação aos trabalhadores comuns é gritante:

Trabalhador na escala 6x1: Tem apenas 78 dias de folga no ano.

Trabalhador na escala 5x2: Conta com 124 dias de descanso anuais.

Juízes e Procuradores: Podem atingir 178 dias de folga (128% a mais que a escala 6x1).

Brecha para aumentar salários

Além do descanso prolongado, as novas normas abrem caminhos para inflar os rendimentos. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que até 30 dias de férias não utilizados sejam convertidos em indenização em dinheiro, totalmente livre de Imposto de Renda. 

Entidades como a Transparência Brasil alertam que o excesso de folgas e licenças compensatórias funciona como um drible institucional para compensar o teto dos salários públicos.

AQUARELA CENTRO EDUCACIONAL JÁ ESTÁ COM AS MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026, AQUI O ENSINO É LEVADO A SÉRIO


O Aquarela Centro Educacional, já está com as matrículas para o ano de 2026 abertas.

Se você está procurando uma escola com ensino de qualidade, e que preza para a construção do caráter das nossas crianças, não perca tempo e matricule já seus filhos no Aquarela Centro Educacional!

Aqui a educação é levada a sério.

O Aquarela Centro Educacional, tem uma equipe de docentes do mais alto gabarito que ensinam verdadeiramente com amor e dedicação.

Além disso, oferece Educação Integral como extensão do período regular de aulas e também, Ensino Fundamental II, completo até o 9° ano.

O Aquarela Centro Educacional, também oferece um espaço amplo, salas confortáveis, segurança para os alunos e mais, muito mais!

Venha conhecer o Aquarela Centro Educacional e faça já a matrícula dos seus filhos, e tenha certeza que seus filhos terão uma educação da mais alta qualidade.

Aquarela Centro Educacional, porque a educação e o futuro vencedor dos seus filhos começam aqui!

Agende sua visita: (87) 9.9937-8990.

TECNOLOGIA DO TRÁFICO: Casal é preso com quase 24 kg de maconha escondidos em painel eletrônico na BR-423


Um casal foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de domingo (21), transportando 23,7 kg de maconha escondidos em um fundo falso tecnológico. 

A apreensão ocorreu no km 37 da BR-423, em Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco.

A ação aconteceu durante uma fiscalização da Operação São João, realizada por policiais de Garanhuns e pelo Grupo de Motociclismo. 

Ao abordarem o veículo, os agentes sentiram um forte odor da droga e notaram contradições nas respostas do homem e da mulher.

Ao vistoriarem o painel, os policiais descobriram um sistema eletrônico de trava na central multimídia. 

Ao acionarem um botão oculto, a tela se desprendeu, revelando um compartimento secreto onde estavam escondidos 29 tabletes de maconha.

O casal e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim. 

Os suspeitos devem responder por tráfico de drogas, crime com pena que varia de 5 a 15 anos de reclusão.

FIM DE SEMANA SANGRENTO: Pernambuco registra 29 homicídios e passa de 1,3 mil mortes violentas em 2026


A escalada da violência urbana continua a assustar os moradores de Pernambuco. Somente durante o último fim de semana, o estado contabilizou 29 homicídios. 

Com as novas ocorrências, o território pernambucano já soma 156 assassinatos neste mês de junho, elevando o trágico acumulado do ano para 1.325 mortes violentas entre janeiro e o período atual.

A onda de crimes atingiu diferentes regiões do estado, com casos que chocam pela crueldade e pela falta de respostas.

Violência no Agreste

Em Caruaru, um crime bárbaro chamou a atenção na manhã deste domingo (21). 

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi localizado carbonizado e com marcas de facadas às margens do Rio Ipojuca, nas proximidades da Feira do Troca. 

Este foi o quinto homicídio do mês no município, que já acumula 58 assassinatos em 2026.

Já em Santa Cruz do Capibaribe, a violência fez mais uma vítima dentro de casa. Matheus Braz, de 28 anos, foi morto a tiros na Vila do Poço Fundo. 

Até o momento, a autoria e as motivações por trás do atentado permanecem desconhecidas pelas autoridades.

Tragédia na Zona da Mata

O cenário de horror se repetiu em Timbaúba, na Zona da Mata Norte, com um duplo homicídio que chocou a comunidade local. Mãe e filha — Jaqueline Euclides da Silva, de 30 anos, e Emilly Victória da Silva, de apenas 13 anos — foram executadas a tiros.

Os corpos das duas foram encontrados em um dos quartos da residência. 

A polícia ainda busca informações sobre as circunstâncias e quem teria cometido o crime.