Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

22 junho, 2026

AQUARELA CENTRO EDUCACIONAL JÁ ESTÁ COM AS MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026, AQUI O ENSINO É LEVADO A SÉRIO


O Aquarela Centro Educacional, já está com as matrículas para o ano de 2026 abertas.
Se você está procurando uma escola com ensino de qualidade, e que preza para a construção do caráter das nossas crianças, não perca tempo e matricule já seus filhos no Aquarela Centro Educacional!

Aqui a educação é levada a sério.

O Aquarela Centro Educacional, tem uma equipe de docentes do mais alto gabarito que ensinam verdadeiramente com amor e dedicação.

Além disso, oferece Educação Integral como extensão do período regular de aulas e também, Ensino Fundamental II, completo até o 9° ano.

O Aquarela Centro Educacional, também oferece um espaço amplo, salas confortáveis, segurança para os alunos e mais, muito mais!

Venha conhecer o Aquarela Centro Educacional e faça já a matrícula dos seus filhos, e tenha certeza que seus filhos terão uma educação da mais alta qualidade.

Aquarela Centro Educacional, porque a educação e o futuro vencedor dos seus filhos começam aqui!

Agende sua visita: (87) 9.9937-8990.

TECNOLOGIA DO TRÁFICO: Casal é preso com quase 24 kg de maconha escondidos em painel eletrônico na BR-423


Um casal foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de domingo (21), transportando 23,7 kg de maconha escondidos em um fundo falso tecnológico. 

A apreensão ocorreu no km 37 da BR-423, em Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco.

A ação aconteceu durante uma fiscalização da Operação São João, realizada por policiais de Garanhuns e pelo Grupo de Motociclismo. 

Ao abordarem o veículo, os agentes sentiram um forte odor da droga e notaram contradições nas respostas do homem e da mulher.

Ao vistoriarem o painel, os policiais descobriram um sistema eletrônico de trava na central multimídia. 

Ao acionarem um botão oculto, a tela se desprendeu, revelando um compartimento secreto onde estavam escondidos 29 tabletes de maconha.

O casal e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim. 

Os suspeitos devem responder por tráfico de drogas, crime com pena que varia de 5 a 15 anos de reclusão.

FIM DE SEMANA SANGRENTO: Pernambuco registra 29 homicídios e passa de 1,3 mil mortes violentas em 2026


A escalada da violência urbana continua a assustar os moradores de Pernambuco. Somente durante o último fim de semana, o estado contabilizou 29 homicídios. 

Com as novas ocorrências, o território pernambucano já soma 156 assassinatos neste mês de junho, elevando o trágico acumulado do ano para 1.325 mortes violentas entre janeiro e o período atual.

A onda de crimes atingiu diferentes regiões do estado, com casos que chocam pela crueldade e pela falta de respostas.

Violência no Agreste

Em Caruaru, um crime bárbaro chamou a atenção na manhã deste domingo (21). 

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi localizado carbonizado e com marcas de facadas às margens do Rio Ipojuca, nas proximidades da Feira do Troca. 

Este foi o quinto homicídio do mês no município, que já acumula 58 assassinatos em 2026.

Já em Santa Cruz do Capibaribe, a violência fez mais uma vítima dentro de casa. Matheus Braz, de 28 anos, foi morto a tiros na Vila do Poço Fundo. 

Até o momento, a autoria e as motivações por trás do atentado permanecem desconhecidas pelas autoridades.

Tragédia na Zona da Mata

O cenário de horror se repetiu em Timbaúba, na Zona da Mata Norte, com um duplo homicídio que chocou a comunidade local. Mãe e filha — Jaqueline Euclides da Silva, de 30 anos, e Emilly Victória da Silva, de apenas 13 anos — foram executadas a tiros.

Os corpos das duas foram encontrados em um dos quartos da residência. 

A polícia ainda busca informações sobre as circunstâncias e quem teria cometido o crime.

CANETAS EMAGRECEDORAS NO SUS? Ministério da Saúde anuncia estudo para avaliar inclusão de medicamentos


Brasília — O Ministério da Saúde deu o primeiro passo para avaliar a possível incorporação de medicamentos conhecidos como "canetas emagrecedoras" no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O anúncio prevê a realização de um estudo clínico pioneiro com 250 pacientes, que será conduzido pelo Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre (RS).

Diferente do uso estético, o foco do SUS será estritamente terapêutico. 

O estudo vai acompanhar pessoas consideradas superobesas, que possuem comprometimento cardíaco e já estão na fila de espera pela cirurgia bariátrica.

Em entrevista à GloboNews, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que o objetivo é criar um protocolo seguro. 

O teste avaliará se o uso de remédios da classe dos agonistas de GLP-1 (como semaglutida e liraglutida) ajuda a estabilizar a saúde desses pacientes graves para que possam, enfim, realizar a cirurgia.

"No SUS, a gente quer estabelecer um protocolo definido. Eu acredito que ela pode ter um papel importante, por exemplo, na obesidade mórbida", explicou o ministro.

Próximos Passos

Aprovação: O protocolo da pesquisa ainda precisa do aval do comitê de ética do Grupo Hospitalar Conceição.

Previsão: O Ministério da Saúde planeja iniciar os testes ainda este ano.

Decisão: A incorporação definitiva à rede pública dependerá dos resultados clínicos e da análise de custo-benefício.

Atualmente, esses medicamentos já possuem registro na Anvisa para o tratamento de diabetes e controle de peso associado a comorbidades, mas ainda não estão disponíveis gratuitamente no sistema público.

19 junho, 2026

ALCEU VALENÇA É O HOMENAGEADO DA 34ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



Artista símbolo da cultura pernambucana será celebrado na edição de 2026 e retorna ao palco do FIG no dia 25 de julho

O cantor e compositor Alceu Valença será o grande homenageado da 34ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). 

A escolha reconhece a trajetória de um dos mais importantes artistas da música brasileira e sua contribuição para a valorização, preservação e difusão da cultura pernambucana dentro e fora do país.

Como parte dessa celebração, o público terá a oportunidade de rever o artista no palco principal do evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura. 

Alceu Valença integra a programação da edição deste ano e se apresenta no dia 25 de julho, na Praça Mestre Dominguinhos.

Natural de São Bento do Una, Alceu construiu uma carreira marcada pela originalidade, reunindo influências do frevo, maracatu, baião, forró, rock e música popular brasileira. 

Com mais de cinco décadas de atuação artística, tornou-se uma referência da identidade cultural nordestina, levando os sons, as tradições e a riqueza cultural de Pernambuco para os mais diversos palcos do Brasil e do mundo.

Ao longo da história do Festival de Inverno de Garanhuns, Alceu Valença participou de diversas edições, protagonizando apresentações memoráveis que ajudaram a consolidar o FIG como um dos maiores festivais multiculturais do país. 

Sua relação com Garanhuns, iniciada ainda na infância, é marcada por encontros históricos, sempre celebrados com grande participação popular e forte conexão afetiva.

“Mais do que reconhecer sua importância artística, a homenagem também carrega um significado especial: celebrar em vida uma personalidade que continua produzindo, inspirando e contribuindo ativamente para a cultura brasileira. 

Com essa escolha, o FIG reforça a importância de prestar tributo aos seus grandes mestres enquanto sua presença, sua voz e sua arte seguem impactando gerações”, comenta a secretaria de Cultura e Turismo de Garanhuns, Sandra Albino.

Homenagear Alceu Valença em vida é reconhecer a dimensão de seu legado e permitir que o público participe dessa celebração, compartilhando com o artista o carinho e o reconhecimento construídos ao longo de décadas de carreira. 

Trata-se de uma forma de valorizar não apenas a sua obra, mas também sua trajetória, sua contribuição para a identidade cultural pernambucana e sua permanente capacidade de dialogar com diferentes públicos.

Fotos: Ayane Melo (Alceu Valença no 33º FIG)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SECRETARIA DE CULTURA DE GARANHUNS


NOVO PISO SALARIAL: Governo sanciona reajuste para profissionais da educação básica com ganho real acima da inflação


Brasília — Em uma medida altamente aguardada pela categoria, o governo federal sancionou nesta sexta-feira (19) a lei que fixa o novo piso salarial dos profissionais da educação básica em R$ 5,1 mil. 

O novo valor representa um aumento de 5,4% em relação aos R$ 4.867,77 que vinham sendo pagos em 2025.

Com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechando o ano anterior em 3,9%, o reajuste atual garante aos trabalhadores um ganho real de 1,5% acima da inflação, consolidando uma importante vitória para o poder de compra da classe.

Quem tem direito ao novo valor?

O piso de R$ 5,1 mil é destinado aos profissionais que cumprem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Vale destacar que os efeitos financeiros da medida são retroativos e passam a valer oficialmente a partir de janeiro de 2026.

Ampliação da categoria: mais trabalhadores beneficiados

Além do reajuste financeiro, a nova legislação traz uma mudança estrutural significativa: a ampliação do grupo de trabalhadores oficialmente reconhecidos como profissionais do magistério.

A partir de agora, o piso também ampara legalmente quem exerce funções essenciais de apoio pedagógico, tais como:

Direção escolar
Planejamento educacional
Supervisão

Coordenação pedagógico-educacional

A medida visa valorizar não apenas quem está na regência de classe, mas toda a cadeia que sustenta o ambiente de aprendizado nas escolas públicas de educação básica do país.

FESTIVAL GOSPEL 2026 REÚNE GRANDES NOMES DA MÚSICA CRISTÃ E CELEBRA A FÉ EM GARANHUNS


Música e encontro da comunidade cristã marcam a programação do Festival Gospel 2026

A fé e a música estarão presentes durante o Festival Gospel 2026, que mais uma vez reunirá em Garanhuns grandes nomes da música cristã nacional e regional. 

A programação será realizada na Quadra do Colégio XV de Novembro, que recebe de 10 a 18 de julho momentos especiais nesta edição.

Estarão presentes na programação artistas consagrados da música gospel brasileira, como Shirley Carvalhaes, Marcos Antônio, Projeto Sola, Amara Barros, Marcelo Markes, Armando Filho, Quatro por Um, Alice Maciel, David Quinlan, Emerson Augusto, Oficina G3 e Kim Catedral. 

A diversidade de estilos musicais e gerações promete proporcionar ao público uma experiência marcada pela fé e emoção.

O festival também abrirá espaço para a valorização da produção artística local. 

Os nomes dos artistas da região que integrarão a programação serão divulgados em breve, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da cultura e dos talentos locais. 

A programação contará ainda todas as noites com igrejas convidadas do município, promovendo a integração entre diferentes comunidades e congregações.

PROGRAMAÇÃO

10 de julho

* Shirley Carvalhaes
* Marcos Antônio

11 de julho

* Projeto Sola
* Amara Barros

15 de julho

* Marcelo Markes
* Armando Filho

16 de julho

* Quatro por Um
* Alice Maciel

17 de julho

* David Quinlan
* Emerson Augusto

18 de julho

* Oficina G3
* Kim Catedral

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SECRETARIA DE CULTURA DE GARANHUNS

Máscara Caiu: Operação "Juros Zero" Investiga Fraude de R$ 81 Milhões contra Servidores e Aposentados do DF


O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou, nesta sexta-feira (19/06), a Operação Juros Zero. 

A ação investiga um suposto esquema de cobranças irregulares na folha de pagamento de servidores públicos, aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal (GDF). 

Ao todo, o Tribunal de Justiça autorizou o cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão no DF, Paraná e São Paulo.

Entre os alvos principais estão o Banco de Brasília (BRB), a BRB Serviços, a Secretaria de Economia do DF, o Iprev-DF e a carteira digital PicPay, além de atuais e ex-dirigentes das instituições — incluindo o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o secretário Ney Ferraz Júnior e o diretor do PicPay, Eduardo Chedid.

Entenda a Falsa Promessa do "Sem Juros"

A Cilada: O esquema envolvia um serviço de antecipação salarial lançado em 2024. O produto prometia liberar dinheiro sem juros para os servidores, com parcelas descontadas diretamente no contracheque.

O "Gato": Uma inspeção técnica descobriu que, na hora de receber o valor na conta, o servidor era taxado com uma "taxa de antecipação". 

Para os investigadores, essa cobrança escondida funciona exatamente como juros disfarçados, quebrando as regras do convênio.

Crescimento Explosivo: Entre 2024 e 2025, a fraude movimentou R$ 81,7 milhões em descontos. 

O rombo saltou de R$ 11,7 milhões no primeiro ano para assustadores R$ 70 milhões em apenas oito meses de 2025.

Suspensão e Desdobramentos

Diante das graves irregularidades e indícios de corrupção, todos os descontos foram bloqueados. 

O PicPay confirmou que o convênio com o governo está interrompido por tempo indeterminado e negou qualquer crime.

A Secretaria de Economia afirmou que está colaborando com a apreensão de documentos e computadores na sua sede. 

Os materiais recolhidos pelo Gaeco e pela Promotoria do Consumidor passarão por perícia para definir o nível de envolvimento de cada agente público e instituição financeira na armadilha de crédito.