Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

27 junho, 2026

NOTA PÚBLICA: Em respeito ao luto na comunidade, Secretaria de Cultura cancela Festa de São Pedro em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, informa o cancelamento da programação da Festa de São Pedro prevista para os dias 27 e 28 de junho, em respeito à família, aos amigos e aos moradores do Distrito de São Pedro, diante do momento de luto vivido pela comunidade em razão do falecimento do jovem Vitor Ewerton.

A gestão municipal se solidariza com todos os familiares e amigos e informa que a programação será realizada em outra oportunidade. 

Neste momento, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e respeito ao luto de toda a comunidade de São Pedro.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - SECRETARIA DE CULTURA DE GARANHUNS


Cayo Albino recebe apoio de Galego, ex-prefeito de Jurema


Deputado segue firme agregando forças em todo o estado ao seu projeto de reeleição à ALEPE

Com uma postagem no Instagram, o deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou o apoio de Galego, Ex-Prefeito de Jurema, e do seu grupo político, à sua campanha pela reeleição em outubro.

"Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente! Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação", registrou Cayo Albino.

Galego é mais uma grande liderança regional que agrega força à campanha de Cayo, que já conta com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, ex-vereadores, lideranças políticas e sociais, no Agreste e outras regiões do estado.

Quanto à chegada do grupo de Galego de Jurema, Cayo carimbou com determinação: 

"Essa aliança vai trazer a oportunidade de estar ainda mais próximo, unindo forças e construindo um futuro cada vez melhor para todos, em todos estes municípios onde estamos sendo recebidos com esta alegria e confiança. 

Vamos fazer mais por Jurema, junto com Galego e seu grupo", finalizou o deputado estadual.

foto: Thomas Ravelly

26 junho, 2026

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - DICAS PARA MELHORAR DA GRIPE MAIS RAPÍDO


Para recuperar de uma gripe mais rápido, é importante repousar, beber bastantes líquidos durante o dia e ter uma alimentação leve. 

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de alguns remédios para aliviar o desconforto da gripe, sendo importante usar conforme a orientação do médico.

Além disso, em casa é possível ter alguns cuidados para acelerar a recuperação e ajudar a combater a gripe, como fazer gargarejos com água morna e sal, ou usar uma bolsa de água quente nos músculos, por exemplo.

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza, que gera sintomas como dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo, que podem ser muito desconfortáveis e interferir no dia a dia.

Algumas dicas que podem ajudar a melhorar de uma gripe mais rápido são:

1. Ficar de repouso

Ficar em repouso é essencial para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença.

Fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura.

2. Beber muitos líquidos

Os líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação.

Além do mais, os líquidos, como sucos de fruta, chás, vitaminas e sopas, podem proporcionar os nutrientes necessários quando a pessoa não consegue comer.

3. Usar remédios com orientação

Caso existam muitos sintomas, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

Mas idealmente, estes medicamentos só devem ser usados com orientação de um médico. 

4. Fazer gargarejos com água e sal

Os gargarejos com água e sal ajudam a diminuir o desconforto e inflamação da garganta que podem acontecer na gripe, além de serem eficazes na remoção de secreções ali presentes.

5. Aumentar a umidade

Aumentar a umidade do local em que se está, como no quarto ou em uma sala de estudo, por exemplo.

Isso ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para isso, basta deixar um balde com água no cômodo.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

6. Usar bolsa de água quente

Em alguns casos, pode haver também dor muscular, por isso, utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos ajuda a diminuir o desconforto muscular, pois ajuda a relaxar os músculos devido à vasodilatação que provoca.

7. Lavagem nasal com soro

Fazer lavagem nasal com soro ajuda na eliminação de secreção do nariz, que fica aumentada na gripe e resfriado, e reduz o desconforto na região, evitando dor de cabeça, a sensação de nariz entupido e o desenvolvimento de sinusite.

8. Beber chás para gripe

Beber um chá para gripe, como o chá de anis estrelado ou o chá de limão com mel, ajuda a fortalecer o sistema imunológico ou a eliminar o vírus da gripe, por exemplo.

Além disso, esses chás ajudam a hidratar o corpo e evitar a desidratação.

9. Tomar banho morno

O banho morno ajuda a aliviar a dor no corpo e o mal estar causados pela gripe.

Além disso, o vapor da água do banho ajuda a umidificar e diminuir a irritação das vias respiratórias, deixando o catarro mais líquido e mais fácil de eliminar, e desta forma, ajuda a aliviar o nariz entupido e a tosse.

10. Consumir alimentos com vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, têm ação antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico a combater o vírus da gripe, aliviando os sintomas mais rapidamente.

Desta forma, é recomendado aumentar o consumo desses alimentos, sejam frescos ou em forma de sucos, por exemplo. 

11. Tomar xaropes caseiros para gripe

Tomar um xarope caseiro para gripe, como o xarope de cebola e alho, ou o xarope de gengibre com limão, mel e própolis, ajuda a aliviar os sintomas da gripe.

Além disso, esses xaropes têm ação anti-inflamatória e antioxidante que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, acelerando a recuperação.

12. Comer alimentos bons para gripe

Os alimentos bons para gripe ajudam a fortalecer o sistema imunológico, pois são ricos em vitamina C e A, flavonoides, curcumina ou alicina com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Desta forma, é recomendado aumentar o consumo de alimentos como cúrcuma, gengibre, alho ou laranja, por exemplo.

ALERTA NA ZONA DA MATA: Rios transbordam e quatro cidades entram em estado de atenção para inundações em Pernambuco


RECIFE — O avanço de um forte sistema de chuvas acendeu o sinal de alerta máximo na Zona da Mata de Pernambuco. 

Subindo de forma alarmante nas últimas horas, os rios Capibaribe Mirim, no município de Timbaúba, e Pirangi, em São Benedito do Sul, atingiram a perigosa "cota de alerta", deixando autoridades e moradores em prontidão devido ao risco iminente de graves inundações.

Diante do cenário crítico de elevação das águas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) colocou quatro cidades sob observação rigorosa: Timbaúba, São Benedito do Sul, Jaqueira e Maraial. 

As localidades, espalhadas entre a Mata Norte e a Mata Sul do estado, vêm sofrendo as consequências do acúmulo contínuo de precipitações que castiga a região.

Alerta expandido e previsão de mais chuva

A situação ganha contornos ainda mais preocupantes. Em boletim meteorológico emitido nesta sexta-feira (26), a Apac elevou o nível de atenção não apenas para a Zona da Mata, mas também para toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). 

O motivo da mudança é a previsão de intensificação das instabilidades, com o pico das chuvas esperado para se estender ao menos até este sábado (27).

O volume acumulado nas últimas 24 horas impressiona e acentua o perigo na Mata Sul. Municípios litorâneos e ribeirinhos registraram marcas severas:

São José da Coroa Grande: mais de 70 mm

Barreiros: mais de 70 mm

Tamandaré: mais de 70 mm

Monitoramento contínuo

A Apac, trabalhando em regime de plantão e em total coordenação com a Defesa Civil, informou que o monitoramento dos cursos d'água será ininterrupto. 

O esquema especial de vigilância deve ser mantido por tempo indeterminado, enquanto persistirem os riscos de novos transbordamentos e alagamentos nas áreas mais vulneráveis e habitadas de Pernambuco.

A recomendação para os moradores de áreas ribeirinhas ou de encosta é que sigam rigorosamente as orientações das Defesas Civis locais e busquem locais seguros ao menor sinal de infiltração ou subida da água.

Aquele sabor de comida caseira que você respeita chegou em GARANHUS!


Sabe aquele almoço caprichado, feito com amor e com gostinho de comida de mãe?

A Pastelaria 3 Sabores preparou um cardápio imperdível para o seu dia a dia em Garanhuns!

Como podemos ver na imagem, você pode montar o seu prato do seu jeito, escolhendo entre acompanhamentos fresquinhos e carnes deliciosas.

E o melhor de tudo é o preço que cabe perfeitamente no bolso:

🏷️ Marmita M (com 1 opção de carne): apenas R$ 15,00

🏷️ Marmita G (com 2 opções de carnes): apenas R$ 20,00

Para acompanhar, tem aquela variedade de bebidas trincando de geladas! 🥤

Não passe vontade e garanta já o seu almoço com quem entende de sabor e carinho!

📍 Onde estamos e Contato:

Endereço: Rua Diácono Wagner de Barros Divino, n° 101 Bairro Viana e Moura – Garanhuns

Faça seu pedido pelo WhatsApp: 📞 (87) 9.8105-6067

TRAGÉDIA NA VENEZUELA: Terremoto histórico deixa quase 600 mortos e rastro de destruição


CARACAS — Subiu para 589 o número oficial de mortos em decorrência dos fortes terremotos que atingiram o norte da Venezuela na noite da última quarta-feira (24). 

O balanço atualizado foi divulgado nesta quinta-feira (25) pelo governo venezuelano, que também confirmou o registro de pelo menos 2.980 feridos.

A sequência de dois tremores severos devastou a região que engloba a capital, Caracas, derrubando edifícios residenciais e comerciais, além de interromper serviços essenciais. 

Especialistas apontam que este é o sismo mais violento a atingir o país em mais de um século.

A situação ainda é considerada crítica. 

De acordo com o presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, pelo menos 200 pessoas continuam soterradas e as equipes de resgate correm contra o tempo. 

Até o momento, a contagem oficial aponta para 250 prédios que foram completamente destruídos ou que sofreram danos estruturais graves.

Zona de desastre e militarização

Em pronunciamento, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, alertou que os números atuais são provisórios e podem saltar drasticamente nas próximas horas. Organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Geológico dos EUA (USGS), estimam um impacto humanitário ainda maior, considerando a alta densidade demográfica das áreas afetadas e a vulnerabilidade da infraestrutura local.

Como resposta imediata à crise, o governo decretou "zona de desastre" e anunciou a militarização do estado costeiro de La Guaira, nos arredores de Caracas, uma das regiões mais castigadas pelos tremores. 

O objetivo é conter saques, organizar a distribuição de ajuda humanitária e acelerar a desobstrução das vias públicas.

As operações de busca por sobreviventes continuam em meio a escombros e sob o temor de novos tremores secundários.

Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial são prorrogadas


Prazo segue aberto até esta sexta-feira (26); eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho, com participação de diferentes segmentos sociais

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informa que o prazo para as inscrições do processo eleitoral dos representantes que irão compor o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, biênio 2026/2028, foi prorrogado. 

As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (26), na Casa dos Conselhos de Garanhuns - localizada na Rua Ernesto Dourado, nº 890, Heliópolis - das 8h às 16h. 

A eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho.

O edital prevê a eleição de nove representantes titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre segmentos da sociedade civil organizada, incluindo comunidade quilombola, movimentos sociais LGBTQIAPN+, organizações de atendimento à Pessoa Idosa, à pessoa com deficiência e à criança e ao adolescente; povos de terreiro ou organização religiosa, movimento de mulheres e artístico-cultural, além de representantes da OAB/Subseção local.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação popular e garantir a representatividade da sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas aos direitos humanos e à igualdade racial no município. 

Mais informações sobre o novo cronograma podem ser consultadas no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, por meio do Edital de Convocação nº 001/2026, publicado na última terça-feira (23), ou no site oficial da Prefeitura de Garanhuns.


Arte: Anderson Carlos

Quinta-feira sangrenta: Pernambuco registra 8 homicídios em 24 horas; estado já soma 1.370 mortes no ano


Pernambuco voltou a registrar uma escalada na violência na última quinta-feira (25), com oito homicídios consumados em apenas 24 horas. 

Desse total, um crime ocorreu na capital e os outros sete no interior do estado, elevando para 196 o número de assassinatos apenas neste mês de junho. 

No acumulado de 2026, o estado já contabiliza 1.370 mortes violentas.

Violência no Interior e na Capital

Caruaru: Um adolescente de 17 anos, identificado como José Guilherme da Silva, foi executado a tiros na Vila do Aeroporto. 

Com este caso, o município chega a 8 mortes em junho e 61 no ano.

Pesqueira: Duas pessoas foram mortas a facadas em ocorrências distintas nos bairros Centenário e Caixa D’Água. 

As vítimas foram Adriano Ricardo Teixeira, de 26 anos, e Adenildo Ferreira de Araújo, de 34 anos.

Recife: No bairro da Boa Vista, a violência doméstica fez mais uma vítima. Valquíria Maria de Lima, de 43 anos, foi brutalmente assassinada a pauladas dentro de casa. 

O principal suspeito do feminicídio é o seu companheiro, João Batista Cavalcanti, que está foragido.

A Polícia Civil já instaurou inquéritos para investigar a motivação e a autoria de cada um dos crimes.