Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

26 junho, 2026

Aquele sabor de comida caseira que você respeita chegou em GARANHUS!


Sabe aquele almoço caprichado, feito com amor e com gostinho de comida de mãe?

A Pastelaria 3 Sabores preparou um cardápio imperdível para o seu dia a dia em Garanhuns!

Como podemos ver na imagem, você pode montar o seu prato do seu jeito, escolhendo entre acompanhamentos fresquinhos e carnes deliciosas.

E o melhor de tudo é o preço que cabe perfeitamente no bolso:

🏷️ Marmita M (com 1 opção de carne): apenas R$ 15,00

🏷️ Marmita G (com 2 opções de carnes): apenas R$ 20,00

Para acompanhar, tem aquela variedade de bebidas trincando de geladas! 🥤

Não passe vontade e garanta já o seu almoço com quem entende de sabor e carinho!

📍 Onde estamos e Contato:

Endereço: Rua Diácono Wagner de Barros Divino, n° 101 Bairro Viana e Moura – Garanhuns

Faça seu pedido pelo WhatsApp: 📞 (87) 9.8105-6067

TRAGÉDIA NA VENEZUELA: Terremoto histórico deixa quase 600 mortos e rastro de destruição


CARACAS — Subiu para 589 o número oficial de mortos em decorrência dos fortes terremotos que atingiram o norte da Venezuela na noite da última quarta-feira (24). 

O balanço atualizado foi divulgado nesta quinta-feira (25) pelo governo venezuelano, que também confirmou o registro de pelo menos 2.980 feridos.

A sequência de dois tremores severos devastou a região que engloba a capital, Caracas, derrubando edifícios residenciais e comerciais, além de interromper serviços essenciais. 

Especialistas apontam que este é o sismo mais violento a atingir o país em mais de um século.

A situação ainda é considerada crítica. 

De acordo com o presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, pelo menos 200 pessoas continuam soterradas e as equipes de resgate correm contra o tempo. 

Até o momento, a contagem oficial aponta para 250 prédios que foram completamente destruídos ou que sofreram danos estruturais graves.

Zona de desastre e militarização

Em pronunciamento, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, alertou que os números atuais são provisórios e podem saltar drasticamente nas próximas horas. Organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Geológico dos EUA (USGS), estimam um impacto humanitário ainda maior, considerando a alta densidade demográfica das áreas afetadas e a vulnerabilidade da infraestrutura local.

Como resposta imediata à crise, o governo decretou "zona de desastre" e anunciou a militarização do estado costeiro de La Guaira, nos arredores de Caracas, uma das regiões mais castigadas pelos tremores. 

O objetivo é conter saques, organizar a distribuição de ajuda humanitária e acelerar a desobstrução das vias públicas.

As operações de busca por sobreviventes continuam em meio a escombros e sob o temor de novos tremores secundários.

Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial são prorrogadas


Prazo segue aberto até esta sexta-feira (26); eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho, com participação de diferentes segmentos sociais

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informa que o prazo para as inscrições do processo eleitoral dos representantes que irão compor o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, biênio 2026/2028, foi prorrogado. 

As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (26), na Casa dos Conselhos de Garanhuns - localizada na Rua Ernesto Dourado, nº 890, Heliópolis - das 8h às 16h. 

A eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho.

O edital prevê a eleição de nove representantes titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre segmentos da sociedade civil organizada, incluindo comunidade quilombola, movimentos sociais LGBTQIAPN+, organizações de atendimento à Pessoa Idosa, à pessoa com deficiência e à criança e ao adolescente; povos de terreiro ou organização religiosa, movimento de mulheres e artístico-cultural, além de representantes da OAB/Subseção local.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação popular e garantir a representatividade da sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas aos direitos humanos e à igualdade racial no município. 

Mais informações sobre o novo cronograma podem ser consultadas no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, por meio do Edital de Convocação nº 001/2026, publicado na última terça-feira (23), ou no site oficial da Prefeitura de Garanhuns.


Arte: Anderson Carlos

Quinta-feira sangrenta: Pernambuco registra 8 homicídios em 24 horas; estado já soma 1.370 mortes no ano


Pernambuco voltou a registrar uma escalada na violência na última quinta-feira (25), com oito homicídios consumados em apenas 24 horas. 

Desse total, um crime ocorreu na capital e os outros sete no interior do estado, elevando para 196 o número de assassinatos apenas neste mês de junho. 

No acumulado de 2026, o estado já contabiliza 1.370 mortes violentas.

Violência no Interior e na Capital

Caruaru: Um adolescente de 17 anos, identificado como José Guilherme da Silva, foi executado a tiros na Vila do Aeroporto. 

Com este caso, o município chega a 8 mortes em junho e 61 no ano.

Pesqueira: Duas pessoas foram mortas a facadas em ocorrências distintas nos bairros Centenário e Caixa D’Água. 

As vítimas foram Adriano Ricardo Teixeira, de 26 anos, e Adenildo Ferreira de Araújo, de 34 anos.

Recife: No bairro da Boa Vista, a violência doméstica fez mais uma vítima. Valquíria Maria de Lima, de 43 anos, foi brutalmente assassinada a pauladas dentro de casa. 

O principal suspeito do feminicídio é o seu companheiro, João Batista Cavalcanti, que está foragido.

A Polícia Civil já instaurou inquéritos para investigar a motivação e a autoria de cada um dos crimes.

Corpo de recém-nascido é encontrado boiando em canal de Goiana; Polícia investiga o caso


O corpo de um bebê recém-nascido foi encontrado boiando, na manhã desta quinta-feira (25), no Canal de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. 

A trágica descoberta ocorreu nas proximidades da ponte da comunidade Baldo do Rio.

Equipes do 27º Batalhão da Polícia Militar isolaram a área até a chegada do Samu, que realizou a retirada da criança da água e confirmou o óbito. 

Segundo relatos de testemunhas nas redes sociais, o corpo já apresentava sinais de inchaço. 

O cadáver foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.

Até o momento, os pais do recém-nascido não foram identificados e não há informações sobre onde o bebê foi abandonado. 

A Polícia Civil registrou o caso como "morte a esclarecer" e a 16ª Delegacia de Homicídios de Goiana instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias e descobrir se o corpo foi arrastado pela correnteza.

APAC emite alerta laranja de chuvas para o Grande Recife e Zonas da Mata


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta sexta-feira (26), um alerta de "Estado de Atenção" para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.

O aviso meteorológico, de nível laranja, é válido até a tarde do sábado (27) e indica o risco de acumulados de chuva que podem variar entre 50mm e 100mm nas áreas afetadas. 

Diante da previsão de precipitações intensas, a Apac orienta que a população acompanhe os comunicados oficiais e siga rigorosamente as recomendações da Defesa Civil de cada município.

25 junho, 2026

Nota Pública: Prefeitura vai ao STJ para validar pagamento de direitos negligenciados na gestão passada


Como já é de conhecimento público, a atual gestão municipal de Garanhuns precisou honrar compromissos e dívidas deixadas pelo ex-prefeito Izaías Régis. 

Uma delas está em julgamento na justiça federal, trata-se de valores pagos a professores, direitos trabalhistas adquiridos como 13º salários e férias, da época de quando estavam na ativa, referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020, e que não foram pagos pelo ex-prefeito. 

Como se vê pelos anos, dívidas herdadas pela atual gestão municipal.

Surpreendeu-nos, à atual gestão, o questionamento judicial pelo pagamento vir da própria equipe do ex-prefeito, sua sobrinha Rayssa Régis, e seu advogado, ou seja, não pagaram e ainda questionam o pagamento pela atual gestão.

Neste presente momento existe um debate judicial no sentido de se reconhecer a legalidade do pagamento das verbas trabalhistas (Férias, 13º, entre outros) dos servidores da educação com recursos do Fundeb, que no momento do pagamento já estavam inativos, lembrando e registrando ainda, que as referidas verbas foram adquiridas quando os mesmos estavam em atividade plena em sala de aula.

O entendimento do município de Garanhuns, em se tratando de direitos adquiridos dos professores à época em que estavam na ativa, é legalmente aceito o uso do Fundeb. 

Ressaltamos aqui que não foi usado o fundo para pagamentos de aposentadorias e pensões, como veda a lei, mas de indenizações de 13º e férias não pagas pela gestão da época.

Assim, o município, recebe com tranquilidade a decisão do colegiado do Tribunal Regional Federal, que em decisão dividida, por três votos a dois, entende que não seria possível o uso do Fundeb para pagar os aposentados, mesmo em se tratando de remunerações de quando estavam em sala de aula. 

Informa ainda que estará recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que o entendimento do Tribunal possa servir aos demais entes da federação, pois mantemos a clareza e convicção que a Prefeitura de Garanhuns cumpriu com uma obrigação legítima, de fazer o pagamento devido, com a verba federal devida.

Por fim, o município de Garanhuns, através de seu representante legal, firma o entendimento de que, na presente questão, agiu dentro da legalidade, pois o aludido pagamento se efetivou, único e exclusivamente, no sentido de garantir as verbas trabalhistas devidas, a professores que tinham o direito adquirido em sala de aula, e que cujos pagamentos foram negligenciados na gestão do ex-prefeito Izaías Régis.

Município de Garanhuns

Alerta Vermelho na Venezuela: Terremoto pode deixar até 100 mil vítimas, aponta órgão dos EUA


CARACAS – O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) acendeu o sinal de alerta máximo após o forte terremoto que atingiu a Venezuela. 

Por meio do sistema Pager, o órgão emitiu um "alerta vermelho", estimando que o número de vítimas decorrentes dos tremores pode variar de 10 mil a 100 mil pessoas, além de projetar perdas econômicas catastróficas.

De acordo com o comunicado oficial, o desastre tem potencial generalizado e deve exigir uma resposta humanitária de escala nacional ou internacional. 

O grande risco, segundo o USGS, está na infraestrutura da região, onde a maioria da população reside em estruturas extremamente vulneráveis, feitas de alvenaria de tijolos não reforçados e blocos de adobe.

Embora o órgão ressalte que os dados são projeções automáticas para orientar equipes de resgate na urgência e não representam um balanço de mortes confirmadas, o cenário é de extrema preocupação.