Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

20 julho, 2017

FIG INICIA MARATONA CULTURAL NESTA QUINTA-FEIRA



A cantora pernambucana Isadora Melo tem uma relação antiga com o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). "Esses dias, mexendo nas minhas coisas, acabei encontrando uma foto minha aos nove anos, assistindo ao FIG com meus pais, bem no início do projeto", revela. Com o passar do tempo, a artista passou de frequentadora assídua a atração, cantando nos mais diversos palcos do evento. Agora, está nas mãos dela a apresentação de abertura da edição 2017, a 27ª do evento, que ocorre nesta quinta-feira (19), às 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado.

"Tenho um envolvimento emocional com esse festival. Mesmo antes de pensar em ser cantora, já me inspirava nos artistas que passavam por lá. Por isso, é uma felicidade fazer essa abertura", afirma Isadora. A artista sobe ao palco com o show de seu último disco, "Vestuário", lançado em outubro de 2016, no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo conta com a participação especial dos músicos Maurício Tizumba (MG), Lui Coimbra (RJ) e Mona Gadelha (CE). O Reisado de Garanhuns também estará presente na cerimônia de abertura.

No repertório da pernambucana, além de canções de seu álbum, estão garantidas músicas de outros artistas. "Eu e a banda sempre procuramos mostrar coisas que têm a ver com a linguagem poética do disco, como as composições de Tiago Araripe. Os convidados também vão trazer um pouco dos trabalhos deles. E, já que Belchior é o grande homenageado deste ano, não vamos deixar de prestigiar a obra dele também", adianta a cantora, que recentemente lançou campanha de financiamento coletivo para seu próximo espetáculo.

Múltiplas sonoridades

Atendo aos diversos gostos, o FIG segue levando muita música ao Agreste de Pernambuco até o dia 29 de julho. Neste primeiro final de semana, a programação vai da MPB ao rap, passando pelos ritmos regionais. Nesta sexta-feira (21), primeira noite de apresentações nos palcos abertos, uma das principais atrações é o show "Tributo a Belchior", na Praça Mestre Dominguinhos. Ednardo, Angela Ro Ro, Vanusa, Lira, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, Isaar, Fernando Catatau, Juvenil Silva, Renata Arruda e Gabi da Pele Preta se reúnem para celebrar a obra do músico cearense, morto em abril.

A programação no principal polo do festival começa às 20h, com uma filha da terra: a garanhuense Amanda Back. Em seguida, se apresentam a banda Mundo Livre e o cantor Geraldo Azevedo. No sábado, sobem ao palco Rogério e os Cabras, Maciel Salu, Adiel Luna e Mestre Bule-Bule, e Alice Caymmi. Já no domingo, o som fica por conta de Cafuringa e Banda, Donas, Zé Brown, Ifá e Tom Zé.

O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, que homenageia os 90 anos do escritor, recebe apresentações a partir das 12h, no sábado e no domingo. Passam por lá grupos como Coco Miudinho da Xambá, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, Ciranda Bela Rosa e Afoxé Omolu Pa Kerú Awo. Nesta edição, o Som na Rural estreia na programação, estacionando no Parque Euclides Dourado. Kleber Araújo, Zé de Teté e Luizinho Calixto são as atrações desta sexta-feira (21). No sábado (22), passam por lá Aganjú, Ganga Barreto e Ylana Queiroga. Já o domingo (23) é a noite de Diablo Angel, Bruno Souto e Graxa.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário