KLEDSON ALVES
Essa é uma dúvida bem comum e vamos te ajudar a entender melhor o que acontece se não declarar imposto de renda.
Não declarei, e agora?
De imediato, a não declaração do IR implica na pendência de regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Isso dificulta a vida financeira do contribuinte, já que o documento é necessário para fazer diversas atividades. O CPF é fundamental para compra, venda e aluguel de imóveis, empréstimos bancários, requerimento de passaporte, prestação de concurso público e até matrícula em instituições universitárias.
Ok, mas eu ainda não quero declarar!
A não declaração também implica que, a partir de agora, você está inserido no quadro de sonegador de impostos do Governo. Isso pode resultar em multa e em cobrança sobre a sua renda pelo conjunto de órgãos públicos responsáveis pela determinação e arrecadação de impostos e taxas, o “fisco”.
Em outras palavras, os seus bens ficam injustificáveis e você recebe um processo administrativo. Esse processo consiste em uma investigação aberta. Haverá acusação de crime de sonegação fiscal e poderá gerar uma punição de até cinco anos de prisão.
E se eu declarar o IR após o prazo estipulado?
Essa dúvida é muito comum quando falamos sobre o que acontece se não declarar imposto de renda.
A Multa por Atraso na Entrega da Declaração (MAED), começa a contar a partir do primeiro dia depois do prazo da entrega. Ou seja, esse ano, começa a contar a partir do dia 1º de maio.
Ela é de 1% ao mês, ou a cota de atraso, considerando o valor total do imposto a ser pago. Além disso, ainda deve-se considerar o valor mínimo de R$ 165,74, e o limite de 20% do imposto devido.
Ao encaminhar a declaração fora do prazo, um aviso com o registro de multa será enviada para você com o prazo de 30 dias para pagamento. Para quitar essa taxa, que começa a ser considerada a partir do primeiro dia de atraso, deve-se acessar o Programa IRPF 2018. Emita, então, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Caso o contribuinte não regularize o pagamento da multa dentro do prazo, passam a incidir juros de atraso sobre o valor, considerando a taxa Selic. Torna-se, então, necessária uma nova emissão de DARF, com as informações atualizadas, utilizando o portal de Pesquisa de Situação Federal.
Fiz a declaração com atraso e tenho direito a receber a restituição, o que acontecerá?
Esse é um ponto importante sobre o tema. Vamos supor que você é um contribuinte que possui direito a restituição e atrasou o envio da declaração e do pagamento da MAED. Neste caso, você terá esse valor automaticamente deduzido do valor que você irá receber. Juntamente com os descontos dos acréscimos por juros de atras.
Fiz a declaração com atraso e tenho imposto a pagar, o que acontecerá?
Nesse caso é necessária uma preocupação adicional. Será preciso ficar de olho no calendário da Receita Federal e pagar o imposto devido em dia, junto com os valores adicionais da taxa de atraso.
Retificar alguma informação que declarei também gera multa?
Se você precisar corrigir a declaração e essa inclusão, ou correção de informações, gerar mais impostos a pagar, a resposta é sim. Você vai precisar quitar a diferença das parcelas já pagas, considerando também o acréscimo de multas.
Se ocorrer o contrário, e essa correção gerar menos impostos a pagar, o valor em excesso será imediatamente ressarcido nas cotas restantes para pagamento.
Afinal, como eu sei quanto estou devendo a Receita Federal?
Após preencher a declaração, consulte o valor na ficha “Cálculo do Imposto”, no campo “Total do Imposto Devido”. Lá você tem acesso a sua situação com o fisco.
Sentimento de dever cumprido!
Evite aborrecimentos com o “leão” e não deixe de declarar seu imposto de renda, respeitando os prazos do Governo. Entenda tudo sobre as implicações que esse processo causa na sua vida como contribuinte!
Kledson Alves Contabilidade está localizada na Avenida Caruaru, 1° andar em cima de Tetê autopeças, fones Vivo: (87) 9 8133-8247 WhatsApp (Tim): 87) 9 9603-1606.
Então não perca tempo e venha declarar seu imposto de renda com quem realmente entende do assunto, Kledson Alves Contabilidade, aqui você fica em dia com o leão.


Nenhum comentário:
Postar um comentário