Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

08 abril, 2019

Pernambucano vira herói na França após salvar idosa de enchente


Edinho Ferreira visitou a vizinha (na cama) após o resgate, . Foto: Facebook de Edinho Ferreira

Um pernambucano de Olinda, que arriscou a própria vida para salvar uma idosa durante uma enchente no interior da França, virou uma espécie de herói local. Edinho Barbosa Ferreira mora na pequena cidade de Villegailhenc, que foi parcialmente destruída por chuvas torrenciais e inundações em outubro de 2018.

Na ocasião, ele ignorou a advertência dos bombeiros e, mesmo com o nível da água ultrapassando dois metros de altura, resolveu enfrentar a nado as fortes correntezas para salvar uma vizinha de mais de 80 anos, que estava sozinha e não tinha como sair de sua casa em plena madrugada.

Na sexta-feira (5), com a cidade ainda se recuperando da tragédia que matou 13 pessoas na região, o olindense criado no bairro de Casa Caiada foi condecorado pelo ato de bravura e solidariedade por autoridades francesas. “Brazil”, como Edinho é conhecido no vilarejo de 2 mil habitantes, recebeu o diploma “Medalha de Prata Simone-Veil” pela “dedicação, altruísmo e atos humanitários”.

A honraria é promovida pela Sociedade de Incentivo a Dedicação e o Serviço Voluntário da França (SEDB 11). O feito também lhe rendeu entrevistas em jornais e rádios, além de incontáveis 

Amante de esportes radicais, o pernambucano não pensou duas vezes antes de vestir rapidamente uma roupa de borracha, que ele usa para surfar na água gelada da França, além de nadadeiras e máscara de mergulho, para resgatar a senhora Creux, uma vizinha e amiga que morava sozinha.

Àquela altura, a principal ponte da cidade já tinha sido destruída pela força da correnteza e boa parte dos moradores tinha saído às pressas de suas casas com as águas invadindo os imóveis. Para chegar até a vizinha, ele teve que se agarrar a objetos para não ser levado pela enxurrada.

Em entrevista ao jornal francês L’Indépendant, Edinho disse que procurou retribuir a amizade e a ajuda que recebeu da idosa. Lembrou que “em um momento dedesespero e levado ao fundo do poço“, ela lhe deuesperança de viver. 

Em seu perfil em uma rede social, Edinho agradeceu a homenagem: “Esta medalha eu compartilho com vocês, meus amigos, e a todos que nos ajudaram de alguma forma. Obrigado”.

FONTE: OP9

Nenhum comentário:

Postar um comentário