O que é gastrite?
A gastrite é uma doença que cursa com inflamação da parede interna do estômago e, quando não tratada, pode levar à erosões ou úlceras. A doença pode ocorrer devido ao uso excessivo de álcool, medicamentos anti-inflamatórios, estresse crônico e ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Helicobacter pylori (também conhecida por H. pylori).
Principais sintomas
Os principais sintomas são azia, queimação, dor epigástrica, náuseas, vômitos, perda de apetite, inchaço na barriga, digestão lenta, e, às vezes, sangramento digestivo.
Diagnóstico
A endoscopia digestiva alta é muito importante no diagnóstico da doença já que fornecer uma visão do estômago e permite identificar os sinais de inflamação. Pequenas amostras portam ser coletadas que serão enviadas para testes em laboratórios, determinando se há ou não presença de inflamação e infecção pelo H. pylori.
Tratamento
O tratamento para gastrite irá depender da causa específica. Normalmente, o médico irá orientar algumas modificações no estilo de vida (dieta e exercícios) e indicará alguns medicamentos que visem diminuir a quantidade de ácido no estômago ou erradicar a H. pylori (antibióticos).
O que é esofagite?
A esofagite é uma inflamação da mucosa do esôfago, órgão responsável pelo transporte dos alimentos da boca ao estômago. A doença geralmente ocorre devido pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, provocando a inflamação, a chamada doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Sintomas
Os principais sintomas da doença incluem azia, dor ou queimação no peito ou na garganta, refluxo, regurgitação, rouquidão, sensação de falta de ar, tosse seca, mau hálito e dificuldade para engolir.
Diagnóstico
Assim como para a gastrite, o exame de endoscopia digestiva alta é uma das principais formas de diagnosticar a esofagite e a doença do refluxo gastroesofágico. É possível verificar irregularidades na mucosa e coletar amostras (biópsias). A depender das características da inflamação, o médico endoscopista pode determinar o tipo de esofagite, o grau de inflamação e a causa.
Tratamento
O tratamento para esofagite vai depender do tipo e do grau diagnosticados. Em geral, o tratamento consiste no uso de medicamentos que reduzem a produção de ácido pelo estômago, os chamados inibidores de bomba de prótons (IBPs), tais como o omeprazol, o pantoprazol, o lansoprazol e o esomeprazol. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para correção do refluxo (cirurgia de válvula anti-refluxo ou fundoplicatura).
Está precisando fazer exames com um médico da mais alta confiança e profissionalismo então ligue agora e marque sua consulta com o Doutor Paulo Mendonça e cuide da sua saúde com quem realmente entende.
O Doutor Paulo Mendonça atende na Cetermedi que fica localizada na Av. Djalma Dutra, 104 - Heliópolis, Garanhuns, próximo a Ortotrauma, ligue agora e agende sua consulta pelo Fone (87) 9.9991-4393.
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário