Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgados nesta terça-feira (16).
A divulgação deve acontecer após uma entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prevista para as 9h, segundo a assessoria do MEC.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.
Com as notas do Enem 2023, os prestadores do exame podem se inscrever no Sisu 2024 e no ProUni, que selecionam candidatos para as universidades públicas e particulares, respectivamente. Diferentemente dos anos anteriores, o Sisu 2024 terá apenas um processo seletivo, que acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante o período, os candidatos devem escolher duas opções de curso para concorrer a vagas para o primeiro e segundo semestres do ano. O resultado será divulgado no dia 30 do mesmo mês.
Já o ProUni 2024, que oferece bolsas de 50% a 100% em universidades privadas, acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, com vagas referentes ao primeiro semestre de 2024. Os primeiros selecionados serão convocados no início de março. Vale lembrar que, para concorrer às bolsas, é preciso cumprir uma série de requisitos, como ter estudado em escolas públicas durante o ensino fundamental e médio, comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio ou até três salários mínimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário