A prevalência de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem gerado debates e discussões significativas no cenário global. Conforme dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção – ABDA, a incidência global deste transtorno gira em torno de 5% a 8%.
Comumente, existe a percepção equivocada de que o TDAH é uma condição exclusiva da infância. No entanto, investigações recentes têm elucidado que muitos adultos, inclusive, sofrem com este transtorno, muitas vezes de forma silenciosa e não diagnosticada, e as mulheres, em especial, figuram como o grupo mais subdiagnosticado.
O TDAH em adultos manifesta-se através de uma variedade de sintomas que podem afetar a vida diária, como a desorganização, esquecimento, inquietação e desafios na gestão do tempo e realização de múltiplas tarefas, além de problemas de regulação emocional.
A negligência no tratamento desses sintomas pode comprometer substancialmente a qualidade de vida, o bem-estar mental e físico do indivíduo. Neste contexto, especialistas compartilharam com o HuffPost (portal americano de notícias) reflexões acerca de 5 traços da sua personalidade que, silenciosamente, podem estar atrelados ao TDAH.
1. A perda frequente de objetos
Perder objetos de importância de forma constante e ter que procurá-los regularmente pode ser um indício de que há algo mais profundo ocorrendo. Quem tem TDAH frequentemente enfrenta desafios em reter informações cruciais, como a localização de suas chaves, diferentemente de indivíduos neurotípicos, que podem esquecer ocasionalmente.
2. Negligência de necessidades durante a realização de tarefas
Uma característica comum da hiperatividade é a propensão a ser prontamente distraído, ou, no oposto, estar excessivamente concentrado. Devido a isso, é comum se imergir tanto em uma atividade que outras necessidades ou tarefas são negligenciadas. Por exemplo, pode ser que uma pessoa esteja tão envolvida em escrever que esqueça de se alimentar, ficando imóvel por horas.
3. Esquecimento e tarefas inacabadas são desafios recorrentes
Ainda que pessoas com TDAH tendam a se concentrar intensamente em uma atividade, há também uma tendência recorrente a esquecer de concluir tarefas. Você pode iniciar a lavando aa louça, perceber uma sujeira no chão e decidir limpá-la. Ao varrer, você nota marcas na porta de vidro e começa a limpar e no final não terminar nenhuma das atividades.
4. Alternação entre procrastinação e busca ativa por atividades
A oscilação frequente entre a sensação de sobrecarga e de falta de estímulo pode indicar a presença de TDAH. Por exemplo, há dias em que a ida ao supermercado parece tranquila, sem causar incômodos. Em contrapartida, em dias de superestímulo, você pode sentir que as cores, odores ou sons do local se tornam intolerantes, tornando a tarefa de fazer compras ou esperar na fila avassaladora.
A falta de estímulo pode levar quem tem TDAH a um estado de apatia e agitação, sem clareza sobre como aliviar tais sensações.
5. Dificuldade de conexão em relacionamentos
Indivíduos com TDAH podem perceber impactos significativos em seus relacionamentos afetivos ou interpessoais, resultantes de sintomas da condição. Quem sofre de TDAH pode enfrentar desafios para manter o foco no parceiro ou colaborar com os afazeres domésticos, gerando atritos e ressentimentos.
Pessoas com TDAH são frequentemente sensíveis à rejeição. Ao receberem críticas de seus parceiros, podem reagir de forma exacerbada à situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário