quinta-feira, 25 de julho de 2024

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - O QUE É GRIPE


A gripe é uma doença que afeta o sistema respiratório, envolvendo o nariz, a boca, a garganta e os pulmões, causando sintomas como tosse seca, febre, mal-estar, congestão nasal, dor muscular e dor de garganta.

Existem diferentes tipos de gripe, também conhecida como influenza, como gripe aviária, gripe espanhola, gripe do tomate e gripe suína, por exemplo, que variam conforme o tipo de vírus que provoca essa infecção.

Na presença de sintomas que possam indicar a gripe, é recomendado consultar o clínico geral para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento adequado, que pode incluir o uso de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios, como paracetamol, ibuprofeno ou dipirona, por exemplo.

Principais sintomas

Os principais sintomas da gripe são:

Tosse seca;
Espirros;
Febre;
Mal-estar;
Congestão nasal, ou nariz entupido;
Dor muscular;
Dor de garganta;
Dor de cabeça.

Além disso, mulheres grávidas, idosos e crianças com gripe também podem apresentar febre alta e sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, pois esses grupos têm o sistema imunológico mais fraco, deixando o organismo mais sensível.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

Como acontece a transmissão

A gripe pode ser transmitida de forma direta, através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada pelo vírus, ao espirrar, tossir ou falar. Essas gotículas contêm o vírus e a infecção ocorre quando ele entra em contato com as mucosas das vias respiratórias, como boca, nariz ou olhos de outra pessoa.

Além disso, a transmissão da gripe também pode acontecer de forma indireta, ao tocar com as mãos superfícies contaminadas recentemente por secreções de uma pessoa infectada, como maçanetas de porta ou celulares e, em seguida, tocar os olhos, o nariz ou a boca.

Diferença entre gripe e resfriado

O resfriado é uma infecção mais simples que dura entre 2 a 4 dias e que pode causar sintomas mais simples, como tosse, espirros e coriza.

Enquanto a gripe é uma doença mais grave, que dura de 7 a 10 dias e causa sintomas como febre, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, podendo também causar complicações como diarreia, dificuldade para respirar e pneumonia.

Diferença entre gripe e COVID-19

Na COVID-19 os sintomas podem durar cerca de três semanas e variar a cada dia, começando com febre alta, tosse seca, perda do olfato e paladar, e podendo evoluir para a forma grave, incluindo a falta de ar ao final da primeira semana, que é mais frequente.

Já os sintomas da gripe duram entre uma a duas semanas e são caracterizados por um quadro de febre alta e rápida, nariz entupido e, menos frequentemente, falta de ar.

Como é feito o tratamento

O tratamento da gripe deve ser feito pelo clínico geral com o uso de remédios antitérmicos, anti-inflamatórios e analgésicos, como paracetamol, ibuprofeno ou dipirona. Além disso, medicamentos antivirais, como o oseltamivir, também podem ser indicados, principalmente para pessoas com maior risco de desenvolver complicações, como pneumonia ou doenças cardíacas.

Os casos leves de gripe em pessoas saudáveis geralmente melhoram sem necessidade de usar um antiviral em 2 semanas. Nestes casos, alguns xaropes caseiros como xarope de gengibre ou de beterraba, por terem ação anti-inflamatória e expectorante, também podem ajudar a aliviar os sintomas.

Quando os sintomas de gripe continuam por mais de 2 semanas, é recomendado consultar o clínico geral, ou infectologista, devido à possibilidade de complicações como sinusite, bronquite ou pneumonia.

Como prevenir a gripe

Algumas dicas que ajudam a prevenir a gripe são:

Manter os ambientes bem ventilados, deixando a janela ou a porta aberta para promover a circulação do ar;
Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, com um lenço descartável;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, prato, copo ou garrafa;
Evitar contato próximo a pessoas com sintomas de gripe;
Manter uma alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Além disso, tomar a vacina da gripe é a forma mais eficaz de evitar os diferentes tipos do vírus Influenza e as suas complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário