Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

17 dezembro, 2025

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - FORMAS DE ALIVIAR A GARGANTA IRRITADA


A garganta irritada pode ser aliviada com medidas simples e remédios naturais, que podem ser facilmente encontrados ou preparados em casa, como é o caso do mel, do alho, dos gargarejos de água com sal e dos banhos de vapor.

A irritação na garganta geralmente é causada por gripes, resfriados, alergias ou amigdalite, mas também pode surgir por situações menos comuns como o refluxo.

Assim, se a sensação de garganta irritada se mantiver por vários dias, se piorar ou se for acompanhada por outros sintomas como febre ou cansaço, é importante consultar um clínico geral, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O que fazer

Algumas opções caseiras que ajudam a aliviar a garganta inflamada são:

1. Gargarejar água morna com sal

Gargarejar água morna com sal, ajuda a suavizar a irritação da garganta, assim como pode ajudar na eliminação das secreções.

Para preparar a solução, basta adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna e misturar bem até a dissolução completa do sal.

Depois, basta gargarejar pelo máximo de tempo que se conseguir, expelindo a água e, em seguida, repetir o processo mais 2 vezes.

2. Fazer nebulização com soro fisiológico

A nebulização com soro fisiológico ajuda a hidratar as vias respiratórias, aliviando a secura na garganta, que é uma das principais causas de irritação, além de ser também uma ótima opção para ajudar a aliviar alergias, como rinite ou sinusite.

A nebulização pode ser feita com o aparelho nebulizador, mas também pode ser feita com um umidificador ou inalação do vapor de água do chuveiro.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO

3. Tomar mel

O mel é um ótimo remédio caseiro para aliviar a irritação e dor de garganta, devido às suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, calmantes e cicatrizantes.

Para usufruir dos seus benefícios do mel, basta tomar uma colher desse alimento puro, ou adicioná-lo em chás.

4. Beber chás

As infusões dos extratos de algumas plantas, como camomila, sálvia, hortelã-pimenta, arnica ou equinácea, podem ajudar a aliviar a irritação da garganta, devido às suas propriedades lubrificantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, adstringentes e estimulantes do sistema imunológico.

Para preparar os chás, basta colocar 2 colheres de chá de flores secas de camomila ou 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea em 1 xícara de água fervente e manter num recipiente coberto por pelo 10 a 15 minutos.

Coar, deixar amornar e beber 3 vezes ao dia. Além disso, também se podem fazer gargarejos com o chá já morno.

5. Gargarejar vinagre de maçã e água

O vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas e, por isso, pode ajudar a eliminar as bactérias da garganta, combatendo a irritação.

Para fazer o gargarejo basta misturar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água, gargarejando o máximo de tempo possível e expelindo a água em seguida. Repetir o processo mais 2 vezes.

6. Chupar bala de mel e limão, ou menta

Chupar bala ou pastilhas de mel com limão ou menta, ajuda a aumentar a quantidade de saliva, hidratando e diminuindo a irritação da garganta.

Além de conterem extratos naturais com propriedades bactericidas, algumas pastilhas também podem ter medicamentos, como analgésicos e antissépticos, que também ajudam a aliviar a irritação na garganta.

7. Tomar suplemento de alho

O alho contém alicina, composto bioativo com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção para ajudar a tratar a garganta irritada e inflamada.

Para usufruir dos seus benefícios, basta consumir um dente de alho fresco picado ou amassado por dia ou tomar um suplemento de alho em cápsulas diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário