O iogurte é um produto preparado por meio da fermentação do leite, e que oferece alguns benefícios para a saúde como equilibrar a flora intestinal, manter a saúde dos ossos e ajudar no emagrecimento.
Esses benefícios são possíveis porque o iogurte contém proteínas, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas, além de também poder conter probióticos, em algumas versões.
Existem diferentes tipos de iogurte, como natural, grego e Skyr, que são comercializados no supermercado. Além disso, o iogurte também pode ser feito em casa, podendo ser consumido puro, com frutas e mel ou ainda usado no preparo de molhos, pães, bolos e vitaminas.
Benefícios do iogurte
Os benefícios do iogurte natural para saúde são:
1. Equilibrar a flora intestinal
O iogurte, com probióticos adicionados, equilibram a flora intestinal por proteger o sistema gastrointestinal contra bactérias patogênicas, ajudando a diminuir o risco de inflamações, câncer de cólon e diarreia, por exemplo.
2. Ajudar a emagrecer
Por conter boas quantidades de proteínas, o iogurte ajuda a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome e ajudando, assim, a emagrecer.
Além disso, o iogurte também contém poucas calorias, sendo uma boa opção para acrescentar em dietas de emagrecimento.
No entanto, para ajudar a emagrecer, o iogurte deve fazer parte de uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
3. Manter a saúde dos ossos
Por conter cálcio e fósforo, minerais importantes para manter os ossos fortes, resistentes e saudáveis, o iogurte mantém a saúde dos ossos, ajudando a evitar osteopenia, fraturas e osteoporose.
DOUTOR ELENILSON LIBERATO
4. Promover o ganho de massa muscular
O iogurte promove o ganho de massa muscular, por conter boas quantidades de proteínas, um nutriente que é essencial para a contração e formação dos músculos.
5. Preservar a saúde mental
O iogurte contendo probióticos poderia ajudar a preservar a saúde mental, melhorando a função cognitiva. Isso acontece porque a flora intestinal equilibrada pode atuar na produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico.
No entanto, mais estudos ainda são necessários para confirmar o possível benefício do iogurte com probiótico na saúde mental.
6. Equilibrar o sistema imunológico
O iogurte ajuda a equilibrar o sistema imunológico por conter proteína, um nutriente importante para produção de anticorpos que combatem doenças e infecções.
7. Melhorar a saúde cardíaca
O iogurte, especialmente o desnatado ou semidesnatado, pode melhorar a saúde cardíaca, ajudando a controlar a pressão arterial.
Isso porque o iogurte contém potássio e cálcio, minerais que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue.
Tipos de iogurte
Os principais tipos de iogurte são:
Iogurte natural: este tipo é o menos processado, contendo apenas leite fermentado, fermentos lácteos;
Iogurte líquido: é feito a partir do iogurte natural batido, sendo adicionado de soro do leite;
Iogurte grego: é similar ao iogurte natural, mas com mais proteínas e gorduras. No entanto, o iogurte grego tem menos soro, sendo mais cremoso;
Iogurte Skyr: este iogurte tem origem na Islândia, feito com leite desnatado e onde se usa até quatro vezes mais leite que o iogurte natural para a sua produção.
Conforme a quantidade de gordura presente, os iogurtes podem ser integrais, semidesnatados ou desnatados. Além disso, o iogurte também pode conter ou não probióticos, açúcar, lactose, adoçante e aromas.
Qual iogurte é mais saudável?
O iogurte mais saudável é o menos processado, como o natural, o grego ou o Skyr. Além disso, para ser considerado saudável, o iogurte não deve conter aditivos como açúcar, adoçante e aromatizantes.
.jpg)
.png)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário