Em Pernambuco, estão faltando leitos de UTI para recém-nascidos. Segundo dados da Central de Regulação de Leitos, famílias de 33 bebês esperam vaga na Terapia Intensiva Neonatal.
Em um dos vídeos conseguidos pela equipe do Jornal Hoje, um recém-nascido espera por um leito de UTI no corredor do Hospital Barão de Lucena, referência no Recife em partos de alto risco.
Uma mãe, que não quis se identificar, está com a filha internada há 19 dias, na unidade de Cuidados Intermediários. Ela conta o sufoco que tem sido para conseguir uma vaga.
"Algumas mães que estão precisando do leito pra criança e não tem. Aí o que eles tão fazendo... Pegando aquelas crianças que estão mais estáveis, colocando na UCI, pra conseguir vaga na UTI. Já acompanhei casos de mães chorando no elevador por não ter esse leito", relata.
Profissionais de saúde também reclamam da situação.
"Cansativo, exaustivo. Infelizmente esse é o cenário em que a gente se encontra. Não só aqui como todas as instituições públicas, atualmente a área neo e pediátrica tá complicado. São leitos que não rodam com tanta facilidade devido a serem bebês prematuros", relata a profissional de saúde que também não quis se identificar.
Outra mãe está desesperada. Ela conta que a filha está internada desde fevereiro, quando nasceu, já passou por quatro cirurgias e está entubada.
"Precisa de uma vaga de UTI e eu quero uma vaga de UTI pra ela. Aqui é uma mãe precisando, como todas mães precisam também", desabafa.
As UTIs pediátricas dos hospitais que são administrados pelo governo do estado estão superlotadas.
Hospital Barão de Lucena
UTI neonatal tem 15 leitos e 18 bebês internados;
Unidade de Cuidados Intermediários tem 31 leitos e está com 35 recém-nascidos.
Hospital Agamenon Magalhães
32 pacientes estão internados na UCI neonatal, que tem capacidade para 15 recém-nascidos.
Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros
Grávidas esperavam por vagas na enfermaria da maternidade;
Em geral, são 30 internações por dia, mas os médicos afirmam que não tem mais vagas disponíveis;
O que diz o governo
De acordo com a secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, o "estado especialmente tem a previsão de abrir nos próximos dias 20 leitos a mais de UTI Neonatal na intenção de solucionar de forma imediata esse problema, de amenizar, vamos dizer".
Segundo a secretaria, além de abrir novos leitos, o governo está trabalhando para resolver o problema de capacitação de recursos, contratando novos profissionais para cuidar das UTIs neonatais do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário