sexta-feira, 24 de maio de 2024

PERNAMBUCO - ESTADO CONFIRMA PRIMEIROS CASOS DA FEBRE OROPOUCHE


Pernambuco registrou dois primeiros casos da Febre do Oropouche, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A arbovirose é uma doença transmitida pelo mosquito conhecido como “muriçoca” ou “pernilongo”. O vírus foi identificado em uma mulher de 45 anos e em um homem de 35 anos, ambos residentes do município de Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco.

Ainda segundo a SES, equipes da Diretoria Geral de Vigilância Ambiental e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde vão estar no município de Rio Formoso, nesta quinta-feira (23), para investigar e construir medidas específicas de controle dos mosquitos transmissores.

Embora o vírus tenha alguns sintomas em comum com a dengue, o zika e o chikungunya, como febre e dor muscular, a Febre do Oropouche pode apresentar algumas diferenças, como dor de cabeça mais intensa e diarreia.

De acordo com o diretor de vigilância ambiental, Eduardo Bezerra, alguns hábitos podem ajudar a prevenir a exposição à Febre do Oropouche: evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maior parte do corpo, aplicar repelente nas áreas expostas da pele e manter a casa e o entorno limpos, já que a muriçoca tem preferência por águas sujas.

Os dois primeiros registros da doença foram apontados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), que iniciou a testagem para a Febre do Oropouche após receber os kits diagnósticos do Ministério da Saúde. O objetivo é realizar um mapeamento precoce de casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário