quinta-feira, 16 de maio de 2024

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - O QUE É HÉRNIA INGUINAL


A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que surge na região da virilha, podendo causar sintomas, como inchaço, dor ou desconforto e sensação de peso ou queimação na região inguinal, que pioram ao realizar esforços.

Geralmente, a hérnia inguinal é causada por um defeito ou fraqueza da parede abdominal nas proximidades da virilha, sendo mais frequente em crianças com menos de 5 anos e homens mais velhos.

Em caso de suspeita de hérnia inguinal, é recomendado consultar um cirurgião geral. O tratamento normalmente envolve a sua correção por meio de cirurgia para evitar complicações, como encarceramento e estrangulamento da hérnia.

Sintomas de hérnia inguinal

Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são:

Inchaço na virilha que também pode afetar a bolsa escrotal, nos homens, ou vulva, nas mulheres;
Dor ou desconforto na região da virilha;
Sensação de peso ou queimação na raiz da coxa.

Embora os sintomas da hérnia inguinal nem sempre sejam facilmente notados, especialmente nos casos em que a hérnia é pequena, tendem a piorar ao realizar esforços, tossir ou permanecer de pé por muito tempo.

Além disso, quando não tratada, a hérnia pode se agravar com o tempo, aumentando o risco de complicações como encarceramento, quando o intestino fica preso, e estrangulamento, em que o sangue não consegue chegar onde a hérnia está.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

Como saber se a hérnia está encarcerada

O encarceramento da hérnia, que é quando o intestino está preso, pode ser identificado por sintomas como:

Dor intensa no local da hérnia;
Vômitos;
Aumento do abdome;
Parada da evacuação e/ou eliminação de gases;
Inchaço repentino na região da virilha.

A hérnia encarcerada é uma complicação grave, devido ao risco de obstrução intestinal. Por isso, em caso de suspeita é recomendado procurar uma emergência para avaliação e iniciar o tratamento adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de hérnia inguinal pode ser feito por um clínico geral, a partir da realização de exame físico, em que o médico pede para tossir ou fazer força com a barriga, para identificar se a hérnia fica mais saliente, ajudando na identificação.

Porém, em alguns casos, o médico também pode indicar exames, como a ultrassonografia ou tomografia computadorizada, para confirmar a presença da hérnia.

Tratamento para hérnia inguinal

O tratamento para hérnia inguinal é feito por meio da cirurgia para corrigir a hérnia, também conhecida como hernioplastia inguinal, sendo indicada especialmente nos casos em que a hérnia provoca sintomas.

Este tipo de cirurgia pode ser feito de forma clássica, em que é feito um corte na região da hérnia para colocar o intestino no local, ou por laparoscopia, em que são realizados apenas 3 pequenos cortes, podendo ser colocada ou não uma tela sintética para reforçar a parede do abdome e evitar a formação de uma nova hérnia.

No entanto, o tipo de cirurgia normalmente depende do tipo de hérnia identificada, sua gravidade e do estado de saúde da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário