quarta-feira, 5 de junho de 2024

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - PRINCIPAIS CAUSAS DE CORAÇÃO ACELERADO


O coração acelerado, conhecido cientificamente como taquicardia, geralmente não é sintoma de um problema grave, estando muitas vezes associado a situações simples como estar estressado, sentir-se ansioso, ter feito atividade física intensa ou ter bebido café em excesso, por exemplo.

No entanto, ter o coração acelerado também pode ser um sinal de problemas cardíacos como arritmia, doenças da tireoide, como o hipertireoidismo, ou doenças pulmonares como embolia pulmonar.

Dessa forma, se a sensação de coração acelerado surgir muitas vezes, se demorar para passar ou se surgir associada a outros sintomas como falta de ar, tonturas ou desmaio, é importante consultar um cardiologista para identificar a causa e, se necessário, iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas

As principais causas do coração acelerado são:

1. Atividades físicas intensas

Durante ou após qualquer atividade que exija esforço físico, como corrida, vôlei, basquete ou futebol, por exemplo, é normal o coração acelerar pois precisa bombear sangue mais rapidamente para garantir que o fornecimento de nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento do cérebro e dos músculos.

Nestes casos, o normal é que o batimento cardíaco possa chegar até 220 batimentos menos a idade da pessoa, no caso dos homens, ou 226 batimentos menos a idade da pessoa, no caso das mulheres.

2. Excesso de estresse

O coração acelerado é um dos principais sintomas de estresse, que é uma reação normal do corpo diante situações em que o organismo se sente ameaçado. Além do aumento da frequência cardíaca, pode ocorrer respiração acelerada, contração dos músculos e aumento da pressão sanguínea.

Entretanto, quando o estresse é crônico, pode ocorrer aumento do hormônio cortisol e surgir outros sintomas como queda de cabelo, irritação, tontura, acne, dor de cabeça, dor no corpo ou insônia, por exemplo.

3. Ansiedade

A ansiedade é uma reação que pode ocorrer em situações do dia a dia como falar em público, participar de entrevista de emprego ou fazer uma prova na escola, por exemplo, e pode gerar sintomas de coração acelerado, falta de ar, tremor ou medo. No entanto, quando a ansiedade persiste ou é excessiva, pode surgir a síndrome de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

4. Problemas cardíacos

Muitos problemas cardíacos podem estar associados a alterações do batimento e por isso o coração acelerado pode ser sinal de que alguma coisa pode estar acontecendo com o coração.

Dentre as causas de problemas cardíacos em que o coração bate de forma acelerada, estão as arritmias com frequência cardíaca aumentada ou taquiarritmias, que são alterações na transmissão elétrica do coração e podem provocar sintomas como tontura, mal estar, náusea, sensação de desmaio.

Podem estar associadas a doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca ou miocardites. Outras causas de taquicardia não relacionadas a doenças cardíacas são as doenças da tireoide, as alterações hormonais ou as infecções.

5. Hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios tireoidianos e quando a produção desses hormônios aumenta, pode surgir o hipertireoidismo. Um dos sintomas do hipertireoidismo é o coração acelerado, além de aumento da pressão arterial, nervosismo, ansiedade, insônia e perda de peso, por exemplo.

6. Problemas pulmonares

Muitas vezes o batimento cardíaco aumenta em pessoas com problemas respiratórios porque o nível de oxigênio diminui e então o coração precisa bater mais vezes para garantir uma oxigenação adequada dos tecidos. Um problema pulmonar que pode causar coração acelerado é a embolia pulmonar que ocorre quando um coágulo obstrui um vaso sanguíneo nos pulmões.

Outros sintomas comuns da embolia pulmonar são falta de ar, tosse, dor no peito, tontura que podem estar associados a suor excessivo, por exemplo. Algumas condições aumentam o risco de surgir a embolia pulmonar como doenças do coração, câncer, cirurgias, problemas de coagulação no sangue ou COVID-19.

7. Uso de suplementos termogênicos

Os suplementos termogênicos normalmente são utilizados por quem deseja perder peso ou aumentar a disposição para praticar atividades físicas e agem aumentando a temperatura do corpo e acelerando o metabolismo.

No entanto, esses suplementos podem agir sobre o coração, acelerando os batimentos cardíacos, além de causar ansiedade, irritação ou insônia, por exemplo.

8. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos para tratar gripes e resfriados, rinite, alergias, bronquite ou asma por exemplo, podem conter substâncias como pseudoefedrina, oximetazolina, fenilefrina ou salbutamol que geram efeitos colaterais, entre eles o coração acelerado.

9. Gravidez

O coração acelerado é um sintoma comum na gravidez e é considerado normal. Esta alteração acontece principalmente devido às alterações fisiológicas para manter o bom funcionamento do corpo materno, além de fornecer oxigênio e nutrientes para o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário