quinta-feira, 15 de agosto de 2024

PERNAMBUCO - ALERTA, ESTADO CONFIRMA 10 CASOS DE MPOX EM 2024


Um dia depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar que a monkeypox é, mais uma vez, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que Pernambuco já soma dez casos da doença em 2024.

De acordo com a pasta, em 2023 foram contabilizados apenas 23 casos de mpox e em 2022 contabilizou 325 casos.

“A SES-PE, por meio do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), destaca que as análises para Mpox estão ocorrendo normalmente e que o Lacen-PE está abastecido com os insumos necessários. O Laboratório, ainda, disponibiliza kits de coleta”, destaca a nota.

O nível mais alto de alerta que a OMS já havia emitido sobre a doença foi no final de julho de 2022, quando ela era conhecida como “varíola dos macacos”. O alerta só foi rebaixado em 2023 por conta da diminuição dos casos.

Agora a preocupação da OMS é com a rápida propagação de uma nova variante da mpox, que se espalha no continente africano, em especial na República Democrática do Congo (RDC). Neste ano, foram 14 mil casos registrados, incluindo 450 mortes, segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, o Africa CDC.

A OMS publicou documento oficial solicitando a fabricantes de vacinas contra a mpox que submetam pedidos de análise para o uso emergencial das doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário