quinta-feira, 5 de setembro de 2024

PERNAMBUCO - CASOS DE DENGUE NO ESTADO TEM AUMENTO DE 391%, 29 MIL CASOS SÃO SUSPEITOS


O último Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (04), pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), revelou um alarmante crescimento no número de casos prováveis de dengue no Estado. 

De acordo com o levantamento, foram registrados 29.457 casos suspeitos entre 31 de dezembro de 2023 e 31 de agosto de 2024, um aumento de 391,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Até o momento, foram confirmados 10.164 casos da doença, sendo 171 classificados como graves. O boletim também confirmou 12 óbitos em decorrência da dengue. Outros 27 óbitos seguem sob investigação, enquanto 43 foram descartados. 

A apuração dessas mortes é feita inicialmente pelas equipes de Vigilância Epidemiológica dos municípios, e posteriormente discutidas por um comitê técnico estadual.

Entre os 185 municípios de Pernambuco, o relatório aponta que 64 estão com alta incidência de casos de dengue, 69 apresentam uma incidência considerada média e 52 localidades aparecem com baixa incidência da doença. A ampla distribuição dos casos reflete o impacto generalizado do surto em diversas regiões do Estado.

Chikungunya e Zika

Além da dengue, o boletim traz dados sobre outras arboviroses. No caso da Chikungunya, foram notificados 4.630 casos prováveis, com 1.358 confirmações. Para o vírus Zika, foram registrados 246 casos suspeitos, embora nenhum tenha sido confirmado até o momento.

Febre do Oropouche

Pernambuco também enfrenta a disseminação do vírus Oropouche, com 134 casos confirmados da febre até agora. As infecções foram identificadas em 21 municípios, incluindo Jaqueira, Pombos, Água Preta, e Jaboatão dos Guararapes. O Oropouche é transmitido por insetos e pode causar febre e outros sintomas semelhantes aos da dengue.

A SES-PE reforça a importância de medidas preventivas, como o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor principal dessas doenças, especialmente com o aumento significativo dos casos de arboviroses no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário