A Polícia Federal, por meio de sua delegacia em Salgueiro, intensificou a repressão ao cultivo de maconha no sertão pernambucano, culminando na destruição de 255 mil pés da planta entre os dias 4 e 14 de novembro. Esta foi a nona etapa da Operação Terra Livre em 2024, uma ação coordenada pela CGPRE (Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas).
Além dos pés de maconha erradicados, a operação destruiu 18 mil mudas e apreendeu 68 kg da droga já pronta para consumo. As intervenções ocorreram em ilhas do Rio São Francisco e áreas continentais de municípios como Orocó, Cabrobó, Ibimirim, Belém do São Francisco, Floresta, e Santa Maria da Boa Vista.
Caso o material tivesse sido colhido e prensado, cerca de 85 toneladas de maconha seriam disponibilizadas no mercado ilegal. A destruição desses cultivos representa um golpe significativo no tráfico de drogas, afetando também a escalada da violência associada a esse comércio.
O ano de 2024 já apresenta números expressivos no combate à maconha:
1,3 milhão de pés de maconha erradicados
455 toneladas de droga deixaram de ser produzidas
200 plantações destruídas
4,2 toneladas de maconha pronta apreendidas
Esses resultados são mais que o dobro das ações realizadas em 2023, evidenciando o reforço estratégico das operações.
Ação conjunta
A operação contou com a participação de equipes da Polícia Federal, civis, militares, penais e do Corpo de Bombeiros. Foram utilizadas embarcações infláveis, incursões terrestres e uma aeronave do GTA-SDS-PE, garantindo um cerco completo aos plantios.
Com operações frequentes, a Polícia Federal reafirma seu compromisso em desarticular o tráfico na região, garantindo maior segurança para Pernambuco e o Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário