segunda-feira, 15 de setembro de 2025

PERNAMBUCO - MÉDICO DO RECIFE QUE CELEBROU MORTE DE CHARLIE KIRK PERDE EMPREGO E SERÁ INVESTIGADO PELO CREMEPE


O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que recebeu uma denúncia contra o médico Ricardo Barbosa, após ampla repercussão nas redes sociais por declarações em que comemorou a morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk.

Em nota, o Cremepe destacou que seguirá o rito processual previsto pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM nº 2.306/2022. A autarquia ressaltou ainda que todas as sindicâncias tramitam sob sigilo processual, para garantir a lisura e a efetividade da investigação.

Ricardo Barbosa também foi desligado do Recife Day Clinic, instituição em que atendia, após a polêmica vir a público.

Confira nota do Cremepe

Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que recebeu uma denúncia, motivada por ampla repercussão nas redes sociais, envolvendo a conduta de um médico inscrito neste Conselho.

O Cremepe esclarece que será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso e que todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual, a fim de preservar a lisura e a efetividade da investigação. Os procedimentos seguem as diretrizes do Código de Processo Etico-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM n° 2.306/2022.

Assassinato de Charlie Kirk

O influenciador e ativista de extrema direita Charlie Kirk morreu nesta quarta-feira (10), após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah. A informação foi confirmada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em publicação na rede Truth Social:

"O grande, e até mesmo Lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o Coração da Juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie". Kirk, de 31 anos, era fundador da organização conservadora juvenil Turning Point USA e uma das principais vozes da direita americana entre os jovens. Ele participava de uma turnê nacional em universidades.

O americano cofundou a organização Turning Point USA (TPUSA), de 2012, e atuou como diretor executivo e CEO de várias de suas ramificações, como Turning Point Action, Academy, Faith e Turning Point Endowment. Ele também era membro do controverso Council for National Policy.

A Turning Point USA se consolidou como uma grande rede conservadora juvenil do país, presente em milhares de escolas e universidades, com milhões de seguidores nas redes sociais. Kirk também apresentava o podcast e programa The Charlie Kirk Show, de alcance nacional.

Alinhado ao movimento MAGA, Kirk era aliado próximo de Donald Trump, participando de mobilizações para o eleitorado jovem e contribuindo com o chamado American Comeback Tour.

Ele frequentemente promovia narrativas sobre liberdade de mercado, governo limitado e valores tradicionais, além de disseminar críticas à teoria crítica racial, restrições ao aborto e à agenda liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário