13 outubro, 2025

AOS 65, MARIA GORETTI PROVA QUE NUNCA É TARDE: RESGATE HEROICO NOS ESTUDOS ALIMENTA A CHAMA DA MEDICINA E A LEVA AO ENEM 2025


A estudante Maria Goretti, de 65 anos, é um exemplo de pessoa que retomou os estudos motivada pelo sonho de cursar Medicina, apesar de ter deixado de lado a educação formal por anos. Ela estuda no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Poeta Joaquim Cardoso, no Recife, e fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Maria Goretti explicou que o sonho é antigo, motivado por seus pais trabalharem no Hospital Otávio de Freitas, e que sua intenção é "ajudar o próximo". Para se preparar, ela está no segundo ano do ensino médio e também paga um cursinho preparatório para o Enem com o dinheiro do Bolsa Família, sua única renda fixa. Ela destacou a importância do cursinho para se habituar à prova.

Os motivos para não ter concluído o ensino médio na idade ideal incluíram uma expulsão de uma escola pública aos 8 anos após uma discussão e, posteriormente, a dificuldade financeira da família, mesmo após ser matriculada em uma escola particular com bolsa. Sem oportunidade de estudo, ela entrou no mercado de trabalho.

Nesta reta final para o Enem, Maria Goretti está focada em revisar os assuntos vistos ao longo do ano e nas principais reportagens de acontecimentos atuais. Ela afirmou que, caso não consiga a vaga em Medicina nesta edição, continuará buscando seu sonho no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário