Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

Natal 2025

Natal 2025

12 julho, 2017

DOMINGUINHOS RECEBE HOMENAGEM DO PROJETO MUSICAL CANTORIA AGRESTE



No meio do caminho entre o Litoral e o Sertão, o Agreste congrega influências culturais das mais diferentes regiões de Pernambuco. Filho de Garanhuns, Dominguinhos (1941-2013) representa muito bem esse poder de aglutinação agrestino em sua música, fundamentada não apenas no baião e no forró, mas também em referências a gêneros como o choro, o jazz e a bossa nova.

Por essa razão, o instrumentista, cantor e compositor é o homenageado do projeto musical Cantoria Agreste, que sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel, nesta quarta-feira (12), às 20h.

A iniciativa reúne no mesmo show Gennaro, João Netto, Marcelo Melo e Sérgio Andrade, músicos com vários anos de carreira. "A escolha dos participantes levou em conta tanto a afinidade mútua como o elo com Dominguinhos. No fundo, é uma grande celebração à amizade", afirma Sérgio, que idealizou o projeto junto ao produtor Rafael Moura, que é seu filho.

Vocalista e fundador da Banda de Pau e Corda, ele conheceu o homenageado em 1980, quando este participou da gravação de um dos discos do grupo, "Nossa dança".

"Todo mundo que passou pela vida de Dominguinhos levou alguma coisa. Ele sempre tinha algo a ensinar, era uma pessoa muito generosa. Lembro que, quando ele participou do álbum com o Pau e Corda, chegou no estúdio oferecendo duas músicas para gravarmos, mesmo sem conhecer a gente", relembra.

A trajetória do Cantoria Agreste começou em janeiro, com apresentação no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O concerto também já passou pela terra natal de seu homenageado, Garanhuns, durante o Festival Viva Dominguinhos, no mês de março.


"Foram duas experiências ótimas. Começamos com casa lotada e, em seguida, tocamos para um público ainda maior. Agora, vamos nos apresentar na nossa cidade. A expectativa é como se fosse a da estreia", diz. Filho de Arlindo dos 8 Baixos, o sanfoneiro Raminho reforça a homenagem na capital pernambucana.

"Acho que o sucesso do projeto se baseia na força do repertório de Dominguinhos e também pela qualidade da execução", comenta. Além de composições e parcerias do artista, serão executadas outras músicas do universo agrestino.

A próxima apresentação do quarteto será durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no dia 24 de julho. Depois, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, o show ocupa o teatro da Caixa Cultural de Fortaleza, no Ceará.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário