sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sinpol mobiliza categoria após demissão do presidente do sindicato


Sindicalistas protestam contra a demissão do presidente do SinpolFoto: Henrique Genecy/ Folha de Pernambuco

Um ato contra a demissão do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, foi organizado pela categoria na manhã desta quinta (26) na praça Oswaldo Cruz, área central do Recife. 

Os sindicalistas se encaminharam até o Palácio do Campo das Princesas para entregar um ofício ao governador Paulo Câmara (PSB) exigindo o cumprimento do acordo para arquivar os 12 processos administrativos que Áureo Cisneiros responde na Corregedoria da Polícia Civil. O sindicato acusa o Governo do Estado de descumprir um acordo firmado em 2016. O protesto se encerrou por volta das 14h. 

Benoni Ozório, diretor administrativo do Sinpol, afirmou que, caso o governo não se posicione, a categoria será convocada para uma assembleia e possivelmente deflagrará greve nos próximos dias. “Arbitrariamente o governo quer demitir o presidente do Sindicato. A corregedoria da Polícia Civil tem que investigar os desvios do policial na função policial, só que Áureo e Rafael (vice-presidente Sinpol) sofreram todos os processos administrativos por questão da luta sindical”, disse.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que, no trabalho da Corregedoria, "não há qualquer juízo de valor político, apenas o cumprimento da legislação e regimentos das corporações".

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Defesa Social respeita o livre exercício de manifestação, e reafirma que o amplo direito de defesa é garantido em todos os processos disciplinares. É importante esclarecer que esses processos, conduzidos pela Corregedoria Geral da SDS de forma técnica e imparcial, investigam a atuação de servidores enquanto policiais, respeitando o princípio do contraditório e da ampla defesa. Não há, no trabalho da Corregedoria, qualquer juízo de valor político, apenas o cumprimento da legislação e regimentos das corporações.

Quanto a Áureo Cisneiros Luna Filho, a SDS informa que ele já foi responsabilizado em sete processos disciplinares e, atualmente, responde a três outros. Um deles por contumácia, quando o servidor insiste em descumprir normas da administração pública, mesmo após já ter sido penalizado.

Também ressaltamos, neste momento, o amplo investimento realizado pelo Governo na Segurança, resultando em queda – pelo terceiro mês consecutivo em 2018 – dos índices de homicídios, roubos, furtos e outros tipos de violência. No mês passado, por exemplo, Pernambuco registrou o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em um período de 19 meses. Em fevereiro, a Polícia Civil recebeu o reforço de 1.241 servidores. Com isso, as delegacias do Estado passaram a contar com uma equipe completa, incluindo delegados titulares, agentes e escrivães. Além disso, foram criadas nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e houve renovação da frota da operativa.

FONTE: FOLHA de PERNAMBUCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário