Uma série de ocorrências – como ataques a tiros, além de incêndios em veículos, comércios e prédios públicos – foram registrados em cidades do Rio Grande do Norte durante a madrugada desta terça-feira (14).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) potiguar, um suspeito morreu em confronto com policiais e outros dois suspeitos foram presos.
A Sesed também informou que ampliou seu efetivo para conter o que definiu como “eventual aumento de ocorrências criminosas”.
“Os episódios se restringiram à madrugada, entre meia-noite e 2 horas desta terça-feira (14). As forças de segurança permanecem mobilizadas”, afirmou a Secretaria em nota.
O governo do Rio Grande do Norte informou que ainda não possui a relação exata de cidades que foram afetadas pelos ataques.
O Fórum de Justiça da cidade de Parnamirim foi incendiado por criminosos durante a madrugada, mas não houve feridos.
Ações são resposta a tratamento em presídios, diz secretário.
Em entrevista nesta terça (14), o secretário de Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo, afirmou que, embora as investigações da Polícia Civil e Polícia Federal (PF) estejam em andamento, as autoridades acreditam que os ataques são “ações de reclamação de organizações criminosas pelo tratamento dentro dos presídios”.
“O sistema prisional é rígido, não tem comunicação via telefone, e eles querem que flexibilize a situação”, declarou.
Ele acrescentou que ações recentes de segurança pública “no enfrentamento da criminalidade” também motivaram os ataques desta madrugada.
O secretário afirmou que, até o momento, não há registros de ataques contra civis ou agentes de segurança pública.
“Inclusive pelo que foi narrado pelas próprias organizações criminosas.
Os ataques são contra prédios, patrimônio público e alguns estabelecimentos comerciais”, disse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário