Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

20 abril, 2023

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - REMÉDIOS CASEIROS PARA GARGANTA INFLAMADA


Está com aquela dorzinha chata, dificuldade para engolir e irritação na garganta de forma geral?

A dor de garganta é um sintoma relativamente comum, que não precisa de doenças adjacentes para aparecer e, portanto, pode ser tratada em casa, com soluções naturais e medicamentos caseiros.

Mas antes de entregar as nossas dicas, lembre-se que também é muito importante repousar e manter uma hidratação e alimentação corretas. Lembre-se também que, caso a dor não melhore ou seja muito intensa, é recomendado consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de iniciar tratamento com remédios farmacêuticos.

Agora sim, vamos descobrir os melhores remédios caseiros para garganta inflamada?

O que pode estar causando a dor?

Muitas vezes a inflamação da garganta vem acompanhada de doenças subjacentes, como resfriados e gripes. Mas a dor também pode ser causada por outros fatores, como hábitos de sono e uso da voz.

Veja as principais causas da garganta inflamada:

Amigdalite bacteriana;
Laringite ou faringite;
Infecções por vírus (como gripe e do resfriado);
Refluxo gastroesofágico;
Alergia;
Tempo mais seco;
Uso excessivo da voz;
Exposição prolongada à poluição ou fumaça;
Dormir de boca aberta.

Sintomas da garganta inflamada

Os primeiros sinais de que você pode estar com a garganta inflamada são o desconforto em geral e a dificuldade ao engolir.

Esses sintomas podem ser acompanhados ou não de tosse seca e irritativa, garganta inchada, febre baixa, mau hálito e ínguas no pescoço.

Remédios naturais para garganta inflamada

Se por um acaso o motivo da inflamação seja por uma infecção bacteriana, será preciso tomar medicamentos como antibióticos e estes só podem ser prescritos por um médico especialista.

Mas se a dor estiver sendo gerada por uma gripe ou resfriado, alergias e uso excessivo da voz, por exemplo, você pode facilmente tratar a inflamação em casa, com soluções naturais e caseiras.

1. Gargarejo com água morna e sal

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal.

A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

2. Chá de limão com mel e gengibre

Citamos ele na solução anterior e iremos citar novamente. O limão é um dos ingredientes mais presentes nos remédios caseiros para garganta, juntamente com o mel. Isso porque o limão é rico em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.

Para fazer o chá, você só precisará de 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre. Junte todos os ingredientes e espere cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, se necessário, adoçar com mel.

Você deve tomar o chá pelo menos 2 vezes ao dia.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

3. Chá de camomila com mel

Outro ingrediente conhecido para dor de garganta é a camomila, que tem forte ação anti-inflamatória, adstringente e estimuladora do sistema imunológico, o que ajuda a acalmar a garganta. O mel ajuda a hidratar os tecidos irritados e, de quebra, torna o chá mais doce e saboroso.

Você precisará de 1 colher (de chá) de flores secas de camomila, 1 colher (de chá) de mel e 1 xícara de água fervente. Para o preparo basta colocar as flores de camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, adicione a colher de mel, coe e beba ainda morno, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de malva, sálvia ou alteia

Esta solução é um pouco mais desconhecida da população brasileira em geral. A malva, sálvia e alteia são plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas.

Você pode fazer um chá com qualquer uma das plantas citadas, a partir da sua preferência. Adicione 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente, deixe repousar por 15 minutos e coe. Beba ainda quente, pelo menos 2 vezes ao dia.

5. Vitamina de morango com mel

Uma opção mais saborosa e ainda sim bastante eficiente é fazer uma vitamina com morango. A fruta possui vitamina C que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e pode ser acompanhada de mel, que lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação.

Separe 1 copo de leite, 6 morangos lavados e acrescente 1 colher de mel. Bata tudo no liquidificador e beba.

Além dos remédios caseiros que mencionamos neste conteúdo, é importante lembrar que a alimentação durante quadros de garganta inflamada deve ser composta, preferencialmente, por alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos e purês.

Evite também alimentos e bebidas muito geladas e muito quentes. Prefira a temperatura morna, pois ajuda a reduzir a dor e o desconforto ao engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário