Os cistos de ovário são formações líquidas que surgem nos ovários e que são muito frequentes nas mulheres.
Na maioria dos casos, são achados ao acaso nos exames de rotina, mas acabam nos assustando, não é?
A seguir, vamos explicar de uma forma bem simples os diferentes tipos de cistos no ovário e como tratá-los!
1) O que é cisto no ovário?
Cistos são formações de conteúdo líquido que se formam nos ovários. A partir das características de cada um, classificamos eles em diferentes tipos.
2) Quais os tipos de cistos de ovário?
De uma forma geral, eles são divididos em funcionais, benignos e malignos.
Cistos Funcionais:
Como eles se formam?
Durante o período fértil, todo mês nosso corpo sofre uma variação dos níveis dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) para nos preparar para a gestação ou menstruação.
Essa variação dos níveis hormonais pode favorecer a formação dos cistos funcionais. Por isto, eles são tão comuns entre os 15 a 40 anos.
Eles geralmente desaparecem sozinhos, sem necessidade de nenhum tratamento.
O cisto folicular aparece com frequência no ultrassom de rotina (descrito como cisto anecóico no ovário) e seu tamanho varia de 1 a 3cm.
Já o cisto hemorrágico costuma se formar logo após a ovulação. A maioria é reabsorvida pelo corpo em algumas semanas, sem necessidade de cirurgia.
Cistos Benignos:
Como eles se formam?
Os cistos benignos se formam através de um estímulo ainda indefinido, que provoca o repentino crescimento das diferentes camadas dos ovários.
Os teratomas são os cistos benignos mais frequentes, contendo dentro deles gordura, pelos, cabelos e até mesmo dentes!
Já os endometriomas são cistos de endometriose dentro do ovário. Possuem conteúdo espesso, denso e cor achocolatada. Isto porque o sangramento menstrual fica preso dentro do ovário e com o tempo, ele envelhece, ganhando a cor achocolatada.
DOUTOR ELENILSON LIBERATO
Cistos Malignos:
Os cistos malignos surgem mais frequentemente em meninas antes da primeira menstruação e em mulheres após a menopausa.
Devem ser suspeitados quando o cisto apresentar algumas características específicas no ultrassom transvaginal. Estas características são bem diferentes das encontradas nos cistos funcionais ou benignos.
3) Quais são os sintomas dos cistos nos ovários?
O principal sintoma é a dor na barriga. Algumas mulheres apresentam dor durante a relação sexual, dor ao realizar exercícios físicos ou pegar peso, isso quando os cistos são volumosos.
No entanto, a maioria das pacientes não sentem nada, ou seja, são assintomáticas.
O cisto no ovário engorda? Incha a barriga?
Não!!! A maioria deles são pequenos, pesam gramas e dificilmente são palpáveis pelo abdome, apenas em casos raros de cistos muito grandes.
4) Como saber se tenho cisto no ovário?
Como a maioria das pacientes não sentem nada, eles são frequentemente identificados ao acaso nos exames de rotina, como no ultrassom transvaginal.
5) Qual o tratamento para cistos de ovário?
O tratamento pode ser cirúrgico (retirada do cisto) ou apenas acompanhamento.
O tratamento varia de acordo com a idade da paciente, o tipo e o tamanho do cisto, se houve crescimento ao longo dos meses ou se estiver associado a algum desconforto.
Infelizmente, não existe nenhum remédio capaz de tratar os cistos ovarianos. No entanto, os anticoncepcionais podem evitar a formação de novos cistos e costumam ser indicados.
6) Quando o cisto no ovário deve ser operado?
De um modo geral, cistos maiores que 5 a 7 cm devem ser operados. Isso porque eles dificilmente serão reabsorvidos (desaparecerão sozinhos) e têm maior risco de romper ou torcer.
A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito forte e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência.
Cistos que surgem após menopausa merecem atenção. Neste período, o ovário deveria estar em “repouso”, por não produzir mais óvulos, desta forma existe um risco maior de câncer.
Vale lembrar que cada caso deve ser avaliado individualmente!!!
.png)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário