Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

03 maio, 2023

CONVERSANDO SOBRE AUTISMO - Como funciona a mente de uma criança que tem TDHA?


A necessidade de fazer 1001 coisas ao mesmo tempo, tipo pra agora. É exatamente assim que se sente uma pessoa que tem o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Transtorno que causa diversas reações de incômodo que atingem inúmeras crianças e adultos ao redor do mundo…

Quer entender mais sobre esse assunto? Continue lendo e entenda mais como funciona a mente de uma criança que tem TDHA?

Sintomas do TDAH

Normalmente os sintomas do TDAH se manifestam na infância, tais como, falta de concentração, rendimento abaixo da capacidade intelectual, falta de foco, dificuldades em rotinas, desorganização, dificuldade em planejamento e execução de tarefas, e tantas outras coisas que demonstram dificuldades.

Mas, a maior delas é a dificuldade de entender e expressar seus próprios desejos, sentimentos e emoções. 

Com a ajuda de um profissional de saúde mental adequado, o trabalho da psicoterapia consiste em construir nessa criança uma relação mais saudável e equilibrada na execução das atividades, assim como uma melhor compreensão de suas emoções e a redução das cobranças inconscientes.

O TDAH nos portadores, predominantemente impulsivos, tem uma mente que funciona como um receptor de alta sensibilidade, que ao captar um pequeno sinal, reage automaticamente sem avaliar as características do objeto gerador do sinal captado. 

A impulsividade se manifesta como impaciência, responder precipitadamente antes mesmo de ter terminado as perguntas, dificuldades de aguardar a sua vez para falar, interromper ou intrometer nos assuntos alheios.

A mente de uma criança que possui o TDAH funciona como uma desorganização por completa devido não conseguirem raciocinar direito, e as suas limitações de concentração, para as crianças ainda é mais difícil por afetar diretamente na capacidade do seu intelecto para a fase adulta.

Por isso é primordial que busque ajude de profissionais o quanto antes, para começar a cuidar e amenizar os sintomas mais graves, da forma correta, com os pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário