Alguns chás, como o chá de cravo da índia ou o chá de gengibre são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas que ajudam a aliviar sintomas de dor de dente, dor de garganta, sinusite, ou até mesmo dor abdominal.
A inflamação é uma resposta natural quando o corpo sofre alguma infecção por bactérias, fungos ou vírus, por exemplo, ou quando há alguma lesão por calor, radiação ou trauma. Nessas situações, o organismo produz substâncias inflamatórias como prostaglandinas e citocinas, na tentativa de eliminar a causa da lesão e iniciar a reparação das células.
Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os chás anti-inflamatórios podem ser usados para complementar o tratamento médico, acelerando a recuperação da inflamação e aliviando os sintomas de uma forma totalmente natural.
1. Chá de cravo da índia
O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação por possuir eugenol na sua composição, uma substância com ação anti-inflamatória e analgésica, sendo uma boa opção para aliviar dor de dente ou gengivite, por exemplo.
Além disso, esse chá também pode ser usado para aliviar a dor de garganta.
2. Chá de gengibre, limão e alho
O chá de gengibre, limão e alho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, aos compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, e a vitamina C do limão, que ajudam a combater os sintomas de gripe ou resfriado.
Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração da inflamação.
DOUTOR ELENILSON LIBERATO
3. Chá verde
Alguns estudos mostram que o chá verde, feito da planta Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, especialmente epigalocatequina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes,melhorando a ação do sistema imunológico e ajudando o corpo a combater inflamações comuns, como sinusite ou dor de garganta, por exemplo.
O chá verde pode ser utilizado na forma de chá, infusão ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.
4. Chá de açafrão
O açafrão, também chamado de cúrcuma, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação no corpo, nos músculos, tendões e articulações, sendo uma excelente opção de anti-inflamatório natural para mal estar geral e corpo dolorido.
5. Chá de funcho
O chá de funcho possui substâncias com ação anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica e digestiva, como anetol, estragol e alcânfora, que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de azia, queimação na estômago ou na garganta.
Além disso, esse chá ajuda a aliviar sintomas de colite ou síndrome do intestino irritável, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, sendo uma boa opção de chá para intestino inflamado.
6. Chá de arnica
A arnica é um excelente anti-inflamatório natural externo que ajuda a diminuir a dor e a tratar a distensão ou dor muscular muscular. As suas flores possuem lactonas na composição que têm ação anti-inflamatória e analgésica, aliviando a dor por distensão ou estiramento muscular causada por atividades físicas ou no caso de torcicolo.
É importante ressaltar que este chá não deve ser ingerido, pois possui propriedades tóxicas, devendo ser usado somente para fazer compressas tópicas.
%2017.22.35.jpg)
.png)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário