Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

05 julho, 2023

PERNAMBUCO - PROFESSORES ESTADUAIS DECRETAM GREVE, A LUTA CONTRA OS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO CONTINUA


Em grande assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (5), pelo sindicato dos profissionais da Educação de Pernambuco (Sintepe), os professores do Estado que estão sendo desvalorizados pela governadora Raquel ¨blogueira Lyra¨ (PSDB), decidiram decretar greve.

O movimento decidiu que irá paralisar aulas em todo o Estado, cobrando da governadora blogueira, a aplicação de reajuste salarial para a maioria dos professores - que ficaram de fora do reajuste do piso aprovado pela gestora, quase 52 mil servidores não irão receber aumento.

"A greve vai ser decretada em defesa da repercussão do piso em toda a carreira, para contemplar analisatas, professores ativos e aposentados. Vamos dar uma resposta, mostrando a nossa união. Nós estaremos juntos para superar medos e receios, como uma categoria combativa e unida que somos neste estado de Pernambuco", disse a presidente do sindicato, Ivete Caetano.

Sem nenhum voto contrário, a categoria decidiu, em virtude do recesso escolar, pela decretação da greve a partir desta quarta-feira (5), com assembleia marcada para o dia 25 de julho, a fim de deflagrar a greve e suspender, de fato, as atividades nas escolas do Estado.
Estado de greve

Os professores de Pernambuco já vinham em estado de greve desde o mês de junho, alegando falta de diálogo da governadora Raquel Lyra. O governo do Estado aplicou reajuste do piso dos professores para 26 mil profissionais, deixando sem qualquer aumento cerca de 52 mil trabalhadores, ativos e inativos.

A rede estadual de ensino tem 1.059 escolas, cerca de 534 mil alunos e 35 mil professores, entre efetivos e temporários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário