Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

21 agosto, 2023

BRASIL - STF JÁ TEM 9 VOTOS E DEVE TORNAR CARLA ZAMBELLI RÉ POR PORTE ILEGAL DE ARMA


Os onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionaram no julgamento que deve tornar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

A Corte tem 9 votos a favor do recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar. O ministro Nunes Marques se posicionou pela rejeição da denúncia. Já André Mendonça avaliou que não cabe ao STF analisar o caso.

Mesmo com os posicionamentos dos 11 ministros, o julgamento no plenário virtual da Corte ainda não terminou. 

O caso estará em análise até as 23h59 de hoje e, até o encerramento, os magistrados podem mudar de voto, solicitar mais tempo para análise do tema ou levar a denúncia para sessão presencial da Corte.

A denúncia se refere a um episódio de outubro do ano passado, na véspera do segundo turno, quando Zambelli discutiu com um apoiador do então candidato Lula, em uma rua de um bairro nobre de São Paulo, e perseguiu o homem com arma em punho.

A PGR pediu que o STF condene a deputada a uma multa de R$ 100 mil por danos morais coletivos, além da decretação da pena de perdimento da arma de fogo utilizada no crime, bem como o cancelamento definitivo do porte de arma.

Se a denúncia for aceita, a deputada poderá apresentar defesa, e o processo vai passar por coleta de provas. Somente após essa fase ocorrerá o julgamento, que definirá se ela será condenada ou absolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário