Prefeitura de Garanhuns

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29 agosto, 2023

CONVERSANDO SOBRE O AUTISMO - TDHA - déficit de atenção e hiperatividade: como identificar?


É um transtorno neurobiológico crônico, onde a criança tem problemas de concentração, se torna impulsiva e agitada. Essas condições costumam se manifestar fortemente na infância, mas pode, eventualmente, durar a vida toda.

Quais as causas e seus sintomas?

Pesquisas indicam fatores como suscetibilidade genética e alterações nos neurotransmissores (dopamina e norepinefrina), que estabelecem conexões entre neurônios no cérebro, como as principais origens do transtorno de déficit de atenção.

Alguns estudos mostram que aspectos ambientais e neurológicos também podem estar envolvidos mas, até o momento, não há um consenso sobre as possibilidades dessa pauta.

Seus sintomas mais comuns são: alto nível de desatenção, hiperatividade e comportamento compulsivo. 

Estes podem – e costumam – causar diversos problemas de relacionamento, tanto social quanto familiar, além de interferir no desempenho profissional e/ou escolar.

Em casos onde a desatenção é mais presente, é notável um maior nível de dificuldade na realização de atividades que exigem mais atenção, organização e disciplina. 

Além disso, perdem o foco com facilidade, são desorganizados e, eventualmente, começam uma tarefa e pulam para outra sem terem terminado a primeira.

Nos casos onde a hiperatividade prevalece, a pessoa se torna altamente agitada e falante. Encontram dificuldades em participar de atividades de “lazer sedentário” ou que exijam silêncio, como ir ao cinema ou teatro. Sinais fortes como impaciência, impulsividade e precipitação são os mais comuns nestes casos.

Como ter o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico costuma ser feito ainda na infância, até os 7 anos, onde os sintomas afloram e costumam ser mais notáveis. É avaliado o comportamento tanto na escola (social) quanto em casa (familiar) durante 6 meses.

Apesar de estar presente desde o nascimento, os sinais só se tornam mais claros quando a criança inicia seus primeiros anos de escola, onde a experiência de convívio social é iniciada.

Os tipos de tratamento costumam variar de acordo com o caso, principalmente quando a pessoa apresenta alguma outra doença relacionada ao transtorno. Basicamente, a condição é tratada com psicoterapia e, de acordo com o caso, o uso de alguns medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos.

Para diagnóstico e tratamento ideal do quadro, consulte um médico psiquiatra ou neuropediatra. Ele poderá identificar o nível do transtorno e a forma ideal de se lidar com ele.

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