Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

12 agosto, 2023

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - PRINCIPAIS CAUSAS DA CREATININA ALTA


A creatinina alta acontece por alterações na função dos rins, podendo surgir por situações simples, como desidratação, consumo de grandes quantidades de proteína e suplementação com creatina, ou por problemas mais sérios, como infecção renal, diabetes descompensada e pressão alta, por exemplo.

A creatinina é uma substância produzida pelos músculos e que é eliminada pelos rins, através da urina. Por isso, avaliar os níveis de creatinina no sangue e na urina é uma forma de verificar as funções dos rins.

Os valores de creatinina no sangue variam de acordo com o laboratório e com o sexo da pessoa, mas, por norma, o nível adequado de creatinina no sangue para mulheres é considerado entre 0,60 a 1,2 mg/dL e, entre 0,70 e 1,3 mg/dL, para homens.

O que significa ter creatinina alta

As principais causas da creatinina alta são:

1. Atividade física excessiva

A realização de atividade física de forma intensa e excessiva, como no caso de atletas e fisiculturistas, pode levar ao aumento da quantidade de creatinina no sangue, não estando necessariamente relacionada com alterações renais, mas sim com a quantidade de massa muscular que a pessoa possui, uma vez que a creatinina é produzida nos músculos.

2. Desidratação

A desidratação aumenta a concentração da urina nos rins, o que dificulta o funcionamento desse órgão e diminui a filtração do sangue, aumentando a concentração de creatinina no organismo.

3. Alta ingestão de proteína

Alguns atletas e praticantes de atividades físicas consomem altas quantidades de proteína, como carne, ovo, peixe e frango, aumentando o consumo de creatina fosfato nos músculos, uma enzima que, quando utilizada pelos músculos, produz a creatinina, causando o aumento dessa substância no sangue.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

4. Consumo elevado do suplemento creatina

O consumo excessivo do suplemento creatina também pode aumentar os níveis de creatinina no sangue, isso acontece porque a creatina é convertida em creatinina no organismo.

5. Pressão alta

A pressão alta pode causar lesões nos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação de sangue e atrapalhando a capacidade do rins de filtrar o sangue, podendo, assim, causar o acúmulo de creatinina no sangue.

6. Pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez em que há alterações nos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação sanguínea e aumentando a pressão arterial, o que pode causar lesão nos rins e acúmulo de creatinina no sangue, colocando em risco a vida da mãe e do bebê.

7. Infecção nos rins

A infecção nos rins pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos, que podem estar presentes naturalmente no sistema urinário. O aumento da creatinina geralmente acontece quando a infecção é crônica, ou seja, quando o tratamento não foi eficaz, permitindo a permanência da bactéria nos rins e favorecendo as lesões nesse órgão.

8. Diabetes descompensada

A diabetes descompensada acontece quando os níveis de glicose no sangue estão altos e não são tratados de acordo com a orientação do médico, podendo causar complicações, como alterações nas funções dos rins, que pode levar ao aumento dos níveis de creatinina no sangue.

9. Insuficiência renal

A insuficiência renal é uma situação caracterizada pela alteração no funcionamento dos rins, de forma que esses órgãos perdem a capacidade de filtrar corretamente o sangue, resultando no acúmulo de creatinina no sangue.

A insuficiência renal pode ser causada devido a diminuição da circulação sanguínea, como no caso de pressão alta, desidratação, uso excessivo de suplementos proteicos ou como consequência do uso frequente de medicamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário