A dor no estômago pode ser causada por vários problemas gástricos, como gastrite, úlceras, refluxo, gastroenterite ou ser consequência do uso frequente de anti-inflamatórios, por exemplo.
No entanto, a causa mais comum é a gastrite, que costuma ser acompanhada de outros sintomas como vômitos, náuseas, sensação de queimação e gases.
Quando a dor de estômago é persistente, muito forte ou acompanhada de vômitos com sangue ou fezes pretas, é importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
As principais causas de dor de estômago são:
1. Gastrite
A gastrite é uma das causas mais frequentes de dor no estômago, sendo também acompanhada na maioria das vezes por gases, em forma de arrotos ou flatulências, mal estar geral, sensação de queimação no estômago e desconforto abdominal, por exemplo.
A dor de estômago causada pela gastrite está normalmente relacionada com a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) no estômago, isso porque esse microrganismo pode dificultar a digestão, o que pode fazer com que o alimento permaneça mais tempo no estômago e leve ao aparecimento dos sintomas.
2. Refluxo
O refluxo é também uma situação comum que causa dor de estômago, além de também haver sensação de queimação e peso no estômago, arrotos e tosse seca após se alimentar. Os sintomas de refluxo normalmente surgem poucos minutos depois da refeição e acontecem devido ao retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca, o que também pode resultar no sabor mais amargo na boca.
DOUTOR ELENILSON LIBERATO
3. Esofagite
A esofagite é a inflamação do esôfago causada pelo refluxo gastroesofágico resultando em sintomas como sensação de bolo na garganta, azia e queimação constante, que piora após as refeições e dor de estômago.
4. Úlcera no estômago
A úlcera no estômago pode ser formada devido à presença da bactéria H. pylori nesse órgão ou ser consequência da alimentação rica em gordura, produtos industrializados e alimentos ácidos.
Assim, como consequência da formação dessa úlcera é comum que surjam alguns sintomas como dor no estômago, náuseas, vômitos e desconforto abdominal.
5. Gastroenterite
A gastroenterite corresponde à inflamação do intestino e do estômago que pode ser causada principalmente por microrganismos e que pode resultar em dor de estômago, diarreia, mal estar gera e dor de cabeça, por exemplo.
O que fazer para aliviar a dor no estômago
O que se pode fazer para aliviar a dor de estômago é:
Afrouxar as roupas e repousar sentando ou recostado num ambiente tranquilo;
Tomar um chá de espinheira santa, que é uma ótima planta medicinal para tratar problemas estomacais;
Comer uma pera ou uma maçã cozida;
Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações;
Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor;
Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.
O tratamento para dor no estômago deve ainda incluir uma dieta leve, à base de saladas, frutas e sucos de frutas, como melancia, melão ou mamão, evitando comer alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

.png)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário