Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

26 novembro, 2023

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - O QUE É ARRITMIA CARDÍACA


O que é Arritmia Cardíaca ?

Para manter o corpo em pleno funcionamento, o coração precisa bater em um determinado ritmo e frequência. Quando estamos em repouso, ele bate de um jeito, mas quando nos movimentamos, o coração acelera para bombear oxigênio e sangue para todos os órgãos do corpo.

A arritmia cardíaca é uma condição médica que ocorre quando um indivíduo começa a sentir uma irregularidade em relação ao ritmo de seus batimentos cardíacos.

A arritmia cardíaca pode se apresentar quando um indivíduo está sentado, em repouso, e sente o coração acelerar sem motivos, apresentando pulsação errônea, diferente do batimento normal, ou seja, mais rápida ou mais lenta e cuja sequência de ritmo muda, por isso a denominação arritmia cardíaca. Pode acontecer também quando a pessoa sente o coração bater e fica com a impressão de que há uma falha entre uma batida e outra.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

Quais as causas da Arritmia Cardíaca?

A arritmia cardíaca tem relação com o estresse e a ansiedade, bem como o estilo de vida. Uma das causas envolve o funcionamento da tireoide, quando a produção excessiva ou a falta do hormônio da tireoide podem causar arritmias.

Além desses fatores, outras causas da arritmia cardíaca podem estar relacionadas à:

Anemia;
Aterosclerose;
Valvulopatias;
Doença cardíaca congênita;
Doença de chagas;
Consumo excessivo de álcool;
Genética;
Idade;
Defeitos congênitos;
Problemas na tireoide (hipertireoidismo e hipotireoidismo);
Alguns medicamentos (principalmente para infecções respiratórias e alergias);
Tensão emocional;
Infarto ou insuficiência cardíaca;
Tabagismo;
Consumo de bebidas energéticas;
Obesidade;
Apneia do sono;
Hipertensão;
Embolismo pulmonar;
Asma;
Pneumonia;
Envenenamento por monóxido de carbono;
Diabetes.

Quais são os sintomas de Arritmia Cardíaca?

Além da sensação de coração acelerado, mesmo em repouso, e de que o coração para de bater momentaneamente, a arritmia pode causar outros sintomas, como:

Palpitações;
Desmaios;
Tontura;
Falta de ar;
Fraqueza;
Pressão baixa;
Confusão mental;
Mal-estar geral;
Cansaço fácil;
Sensação de nó na garganta;
Sensação constante de cansaço;
Sensação de aperto no peito.

Arritmia Cardíaca tem cura?

A arritmia cardíaca tem cura, mas deve ser tratada logo que surjam os primeiros sintomas para evitar possíveis complicações causadas pela doença.

Como é o tratamento da Arritmia Cardíaca?

De modo geral, a arritmia cardíaca é tratada por meio do uso de medicamentos e da prática da vida saudável, como o fim do tabagismo, a implementação de uma alimentação saudável e balanceada e a realização de exercícios físicos que sejam adequados para a saúde do coração do paciente. Em alguns casos, podem ser necessários a implantação de marcapasso, o uso de desfibrilador, entre outros métodos que possam precisar de intervenção cirúrgica.

Como é feito o diagnóstico de Arritmia Cardíaca?

O eletrocardiograma é um dos principais exames usados para diagnosticar a arritmia cardíaca. Outros exames ajudam a confirmar o diagnóstico, como o holter, teste ergométrico, estudo eletrofisiológico, entre outros.

Na arritmia sinusal, o paciente pode ter uma alteração no eletrocardiograma, mas não necessita de nenhum tratamento médico específico. Já a arritmia ventricular e a arritmia supraventricular referem-se ao ponto do coração onde esse problema no ritmo cardíaco está localizado.

A arritmia cardíaca precisa ser tratada porque pode levar o paciente a ter um mal súbito, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário