quinta-feira, 30 de novembro de 2023

SUA SAÚDE COM DOUTOR ELENILSON LIBERATO - O QUE É ARRITIMIA CARDÍACA


Arritmia cardíaca é a alteração no ritmo e/ou frequência do batimento do coração, causando sintomas como palpitações, batimentos cardíacos irregulares ou lentos, dor no peito, tontura ou desmaio. Em condições normais a frequência de batimentos cardíacos em repouso é de 60 a 100 batimentos por minuto

A arritmia cardíaca pode fazer com que o coração bata mais rápido, mais lento ou fora de um ritmo regular, sendo causada por ansiedade, estresse, hipertireoidismo, anemia, aterosclerose ou doenças nas válvulas cardíacas.

O tratamento da arritmia cardíaca é feita pelo cardiologista e varia de acordo com o tipo de arritmia, podendo ser feito com uso de remédios antiarrítmicos, cirurgia ou colocação de marcapasso.
Sintomas de arritmia cardíaca

Os principais sintomas de arritmia cardíaca são:

Palpitações frequentes ou coração acelerado;
Batimentos cardíacos irregulares ou lentos;
Sensação de nó na garganta;
Tontura e/ou desmaio;
Sensação de fraqueza ou cansaço fácil;
Dor no peito;
Falta de ar;
Confusão mental;
Mal-estar geral.

Esses sintomas podem variar de acordo com o tipo de arritmia, devendo sempre ser avaliados pelo cardiologista, que deve solicitar exames para identificar a arritmia e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

DOUTOR ELENILSON LIBERATO 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da arritmia cardíaca é feito pelo cardiologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e ausculta cardíaca, em que o médico escuta os batimentos cardíacos através do estetoscópio.

Além disso, o médico pode indicar exames para avaliar a saúde do coração e identificar o tipo de arritmia, como eletrocardiograma, ecocardiograma, holter de 24 horas, teste ergométrico, estudo eletrofisiológico e o TILT teste, por exemplo.

Possíveis causas

A arritmia cardíaca pode acontecer devido a diversas situações, que podem, ou não estar diretamente relacionadas com o coração.

As principais causas de arritmia cardíaca são:

1. Ansiedade e estresse
2. Hipotireoidismo grave
3. Doença de Chagas
4. Anemia
5. Aterosclerose
6. Valvulopatias
7. Doença cardíaca congênita

Como é feito o tratamento

O tratamento para arritmia cardíaca pode variar de acordo com a causa da alteração, gravidade da arritmia, frequência que acontece, idade da pessoa e se há outros sintomas presentes.

Dessa forma, nos casos mais leves o médico pode indicar apenas mudanças no estilo de vida, em que a pessoa deve procurar ter uma alimentação mais saudável e equilibrada e praticar atividades físicas de forma regular, além de ser importante procurar atividades que ajudem a relaxar, principalmente nos momentos em que for notada a alteração dos batimentos cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário