Dependendo da sua perspectiva, pode parecer que inclusão de autistas é, sem dúvida, o assunto do momento – principalmente no ambiente escolar. Porém, ainda que seja muito importante abordar esse assunto com os estudantes, é necessário ampliar a reflexão de como tornar real uma sociedade que se preocupa em conviver e aprender com as pessoas neurodivergentes e também deixar essas pessoas mais à vontade para planejarem experimentar novos ambientes.
“Mais informação, menos preconceito”, esta é uma oportunidade que temos de ampliar o número de pessoas comprometidas em abraçar a causa autista e diversas outras causas que precisem de respeito e visibilidade.
A seguir, vamos te mostrar algumas ações que aconteceram de verdade e estão servindo de exemplo.
Aproveite, abra seu bloco de notas, e pegue as dicas!
Algumas ideias práticas
Os exemplos que vamos te mostrar podem servir de referência. Mas, partindo do básico para fazer a inclusão acontecer, preparamos uma breve ideia que você pode levar de meta na escola, no trabalho e na comunidade:
No ambiente escolar: devem fornecer suporte e recursos para professores e alunos com autismo. Por exemplo: treinamento em estratégias de ensino inclusivo para os professores; acomodações para adequar necessidades sensoriais e emocionais, afinal, é importante que o ambiente de aprendizagem que seja calmo e organizado.
No ambiente de trabalho: é preciso proporcionar oportunidades de emprego e treinamento específico para pessoas com autismo; oferecer acomodações no ambiente de trabalho para atender às suas necessidades sensoriais e de comunicação; e incentivar a interação social com outros funcionários.
Na comunidade em geral: promover a conscientização sobre o autismo e a importância da inclusão; fornecer treinamento para prestadores de serviços e outras pessoas que possam interagir com indivíduos com autismo; e criar oportunidades para interação das pessoas, como eventos e grupos de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário