Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

29 dezembro, 2023

POLÍTICA - RAQUEL LYRA E LULA ESTÃO LADO A LADO EM DESAPROVAÇÃO NO 1° ANO DE MANDATO


O presidente Lula (PT) e a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), amargam o primeiro ano de suas gestões em baixa.

O presidente Lula não tem metade da população satisfeita com o seu atual mandato, sua aprovação fica em torno de 47%. Um percentual muito abaixo, em comparação aos seus outros dois mandatos que na época superavam facilmente a casa dos 70% de aprovação.

Raquel Lyra, também trilha o mesmo caminho do petista. Segundo o instituto Ipespe, apenas 47% dos recifenses avaliam o governo da tucana como positivo, a soma de ótimo com bom. 

Já em outras cidades no interior do Estado, como Petrolina, Serra Talhada, Arcoverde e Caruaru, a aprovação de Raquel Lyra rasteja e acende o sinal vermelho já no primeiro ano de mandato da chefe do executivo, e se as coisas continuarem nesse ritmo, Raquel Lyra será governadora de um mandato apenas. 

No apagar das luzes do seu primeiro ano, a tucana não conseguiu imprimir uma marca. Não fez obras, não criou programas sociais, não melhorou a saúde, a educação não foi priorizada e lançou um programa de combate à violência prometendo reduzir a criminalidade em 30% até 2026, mas não explicou como nem com quais ferramentas contará.

Até compromissos obrigatórios, como o pagamento dos precatórios dos professores, que chiam para valer – e com razão – não cumpriu. A Assembleia Legislativa aprovou, com o aval dela, um projeto de pagamento dos hospitais conveniados ao Sassepe, com a primeira parcela de R$ 30 milhões até o final do ano – isso apenas de faturas atrasadas – e ela não quitou.

Aos empresários, deu às costas, negando a revogação do aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20,5%, pedido feito pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Traduzindo: seu governo é uma grande mentira, só funciona remotamente pelas redes sociais. São tantas inverdades que agridem o bom senso dos pernambucanos e soam como uma falta de respeito aos que nela confiaram o voto e depositaram esperanças.

Em queda – Pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023 mostra que 16% dos eleitores que dizem ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições de 2022 rejeitam a administração petista. Em um ano, a taxa subiu 6 pontos percentuais. Por ser um segmento que tende, em sua maioria, a aprovar o governo, esses percentuais indicam um perfil de “eleitor descontente” de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário