O aparecimento de manchas na pele pode acontecer devido à exposição prolongada ao sol ou estar relacionada com as alterações hormonais que acontecem na gravidez, por exemplo.
Além disso, as manchas na pele podem também ser causadas por alergia, diabetes, alteração na função dos melanócitos, como é o caso do vitiligo, ou ser consequência de infecção por fungos, por exemplo
Como consequência dessas situações, é possível que haja maior estímulo da produção de melanina pelos melanócitos, promovendo o aparecimento de manchas mais escuras na pele.
É importante que a causa da mancha na pele seja devidamente identificada pelo dermatologista, pois assim é possível iniciar o tratamento mais adequado para clarear a mancha e evitar que cresça, o que pode ser feito com o uso de protetor solar diariamente e cremes clareadores.
Principais causas
As principais causas de manchas na pele são:
1. Alterações hormonais
2. Exposição prolongada ao sol
3. Alergia
4. Pano branco
5. Mancha causada pelo limão
6. Diabetes
7. Vitiligo
8. Acne
9. COVID-19
Como tirar manchas de nascença
As manchas de nascença podem ser avermelhadas ou mais escuras que o tom da pele, e geralmente não respondem bem a nenhum tipo de tratamento, sendo uma característica que a pessoa possui. Mas quando causa muito constrangimento, a pessoa pode ir ao dermatologista para avaliar os tratamentos que poderão ser indicados, porque vai depender da sua localização e da profundidade de cada mancha.
O peeling com ácidos que remove a camada mais externa e intermédia da pele e o tratamento com laser podem ser algumas opções indicadas para retirar esse tipo de mancha na pele. Fazer uma tatuagem aproveitando o formato e a localização da mancha também pode ser uma forma mais positiva de viver em paz com a mancha.
Cuidados para aumentar o sucesso do tratamento
Os 4 cuidados essenciais para prevenir o surgimento de novas manchas na pele, e para evitar que aquelas que já existem fiquem ainda mais escuras, são:
Passar sempre um protetor solar com fator de proteção alto antes de sair de casa;
Hidratar diariamente a pele de todo corpo e rosto, com cremes próprios para cada tipo;
Evitar a exposição solar excessiva;
Não espremer espinhas ou cravos, que podem deixar marcas escuras na pele.
Esses cuidados devem ser tomados durante o tratamento de qualquer tipo de mancha na pele.

.png)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário