terça-feira, 2 de janeiro de 2024

MINUTO SAÚDE COM DOUTOR PAULO MENDONÇA - GASTRITE NERVOSA: O QUE É E SINTOMAS

DOUTOR PAULO MENDONÇA 

A rotina tem se tornado cada vez mais sobrecarregada e repleta de estímulos que afetam a saúde mental e física. Emoções positivas e negativas, por exemplo, têm efeito direto no estômago, causando diversos sintomas gastrointestinais.

Um deles é a gastrite nervosa. Cada vez mais comum, esse problema de saúde não causa inflamação no estômago (como a gastrite comum), mas apresenta outros sintomas bastante semelhantes, como azia, sensação de queimação e estômago estufado.

Quer saber mais sobre a gastrite nervosa: o que é, sintomas e remédios caseiros? Acompanhe esse post até o final!

O QUE É GASTRITE NERVOSA?

A gastrite nervosa (ou dispepsia funcional) é uma condição associada a fatores emocionais como ansiedade e estresse excessivo.

Embora o nome correto para a gastrite nervosa seja dispepsia funcional, é conhecida por esse termo devido aos seus sintomas e características, que podem ser semelhantes à gastrite clássica.

Quando uma pessoa é submetida a grandes cargas de estresse, o corpo libera hormônios do estresse como o cortisol. Isto desencadeia uma série de fatores indesejados em diversas partes do corpo, incluindo o funcionamento do trato digestivo.

Assim, há um aumento na produção de ácido no estômago, diminuição do fluxo sanguíneo para o revestimento do órgão, além de aumentar sua sensibilidade.

Porém, por não provocar inflamação, a gastrite nervosa não leva a complicações para o aparelho digestivo (como úlceras ou mesmo o câncer), comum em outros tipos da condição.

SINTOMAS DA GASTRITE NERVOSA

A gastrite nervosa pode surgir em qualquer fase da vida. Contudo, ela geralmente é mais comum em adultos.

Apesar de não ter a mesma gravidade da gastrite tradicional, a gastrite nervosa também precisa de tratamento para que não se manifeste novamente e afete a vida do indivíduo.

Entre os principais sintomas da gastrite nervosa, estão:

Azia;
Queimação;
Sensação de estômago cheio;
Inchaço abdominal;
Vômitos;
Perda de apetite;
Diarreia.

DIAGNÓSTICO DA GASTRITE NERVOSA

O diagnóstico da gastrite nervosa não possui um teste específico para confirmar sua presença. Por isso, o médico gastroenterologista faz a análise do paciente como no caso de uma gastrite comum.

Isto envolve a avaliação abrangente dos sintomas, verificação do histórico médico do paciente, além da solicitação de exames específicos para descartar qualquer outra possibilidade de doença.

Está precisando fazer exames com um médico da mais alta confiança e profissionalismo então ligue agora e marque sua consulta com o Doutor Paulo Mendonça e cuide da sua saúde com quem realmente entende.

O Doutor Paulo Mendonça atende na Cetermedi que fica localizada na Av. Djalma Dutra, 104 - Heliópolis, Garanhuns, próximo a Ortotrauma, ligue agora e agende sua consulta pelo Fone (87) 9.9991-4393.

Nenhum comentário:

Postar um comentário