Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

01 fevereiro, 2024

MINUTO SAÚDE COM DOUTOR PAULO MENDONÇA - O que causa distúrbios gastrointestinais?

 DOUTOR PAULO MENDONÇA

O que causa distúrbios gastrointestinais?

Saber o que causa uma doença gastrointestinal não é uma investigação fácil. Muitos sintomas são comuns a diferentes distúrbios, porém as causas de uma condição não são iguais a outra. Isso exige que os médicos avaliem os pacientes de forma individualizada, analisando os comportamentos, os gatilhos para os sintomas e como e quando eles surgem.

Alguns fatores de risco associados ao desencadeamento de problemas no trato gastrointestinal são:

uso excessivo de anti-inflamatórios;
alimentação de qualidade ruim;
estresse;
ansiedade;
sedentarismo;
ausência de rotina alimentar;
tabagismo;
obesidade;
alcoolismo.

Dá para notar que tanto fatores práticos quanto comportamentais afetam as funções digestivas e intestinais, limitando à saúde do organismo e resultando em patologias.

Isso mostra o quão interligado é o corpo humano. Por isso, toda informação que vier à cabeça na hora da consulta deve ser repassada ao médico.

Como é feito o diagnóstico e tratamento de distúrbios gastrointestinais?

A conversa inicial do médico com o paciente é o primeiro passo para traçar as possibilidades de diagnóstico. O apoio de exames de imagem é a segunda etapa para confirmar as suspeitas levantadas.

Diagnóstico

Para investigar o estômago é feito o exame de endoscopia, no qual uma câmera é introduzida pela boca do paciente sedado para analisar o trato gastrointestinal superior — esôfago, estômago e duodeno (área inicial do intestino delgado).

Quando o alvo da análise é o intestino, o exame utilizado com mais frequência é a colonoscopia. O tubo do colonoscópio, introduzido pelo ânus, avalia a saúde de toda extensão do cólon e final do intestino delgado com o auxílio de uma câmera.

Outros exames mais especificos são a manometria anorretal (avalia dificuldades de evacuação e incontinência fecal) e a retossigmoidoscopia (analisa especificamente os 30 centímetros finais do intestino — reto e do cólon sigmóide — e não precisa de sedação ou lavagem antes do exame como na colonoscopia).

A ressonância magnética feita, geralmente, com a administração de substâncias de contraste, ajuda o médico a avaliar o tamanho dos órgãos abdominais, a existência de tumores, alterações nos vasos sanguíneos e a presença de inflamações, como apendicite e diverticulite6.

Tratamento

O tratamento de cada um dos distúrbios gastrointestinais é diferente. As prescrições de medicamentos, quando necessárias, são individualizadas e feitas para auxiliar a aliviar os sintomas.

Por exemplo, analgésicos são aliados para reduzir os sintomas de cólica no trato gastrointestinal, assim como inchaços e gases. 

Além disso, mudanças no estilo de vida e na alimentação são fundamentais, uma vez que o que comemos tem efeito direto no organismo, assim, como ter uma rotina constante de exercícios.

Agora que você conhece melhor os distúrbios gastrointestinais, pode avaliar seus sintomas e buscar um médico capacitado para orientá-lo.

Está precisando fazer exames com um médico da mais alta confiança e profissionalismo então ligue agora e marque sua consulta com o Doutor Paulo Mendonça e cuide da sua saúde com quem realmente entende.

O Doutor Paulo Mendonça atende na Cetermedi que fica localizada na Av. Djalma Dutra, 104 - Heliópolis, Garanhuns, próximo a Ortotrauma, ligue agora e agende sua consulta pelo Fone (87) 9.9991-4393.


Nenhum comentário:

Postar um comentário