Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns

27 novembro, 2025

MAIS INVESTIMENTOS: Aeroporto de Garanhuns será administrado pela mesma concessionária do Aeroporto de Guarulhos


Boa notícia para Garanhuns! O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a B3 realizaram, nesta quinta-feira (27/11), pela manhã, o leilão da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa que prevê investimentos privados para a modernização de 19 aeroportos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste.

A boa notícia para Garanhuns é que o aeroporto da cidade estava na lista e deu tudo certo, a concessão vai para a mesma concessionária administradora do Aeroporto de Guarulhos - São Paulo. O Aeroporto de Garanhuns receberá investimentos na ordem de R$ 22,1 milhões, que inclui obras de ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros, além da construção de RESA. Além de Garanhuns, os aeroportos de Araripina e Serra Talhada, em Pernambuco, também estavam na lista desta rodada do leilão, o total de investimentos, somando os três aeroportos, ultrapassa os R$ 80 milhões.


Para o prefeito Sivaldo Albino, a iniciativa mostra mais uma vez a prioridade que o Governo Federal dá a Garanhuns. "Temos certeza que a iniciativa privada administrando nosso aeroporto trará mais investimentos e desenvolvimento regional para o Agreste. Agradecemos ao Presidente Lula e ao Ministro Sílvio Costa Filho por possibilitar mais esta grande iniciativa que contempla Garanhuns e região", afirmou o prefeito.

O Ministro Sílvio Costa Filho afirmou no evento: “Hoje, Celebramos um marco importante para o desenvolvimento do nosso estado. Com a concessão dos aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns vamos ampliar as conexões, os negócios e o turismo, gerando emprego e renda para os pernambucanos. Esses investimentos são fundamentais para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Pernambuco”.

SAIBA MAIS

O AmpliAR integra o conjunto de ações federais voltadas ao fortalecimento da aviação regional e prevê, ao longo das próximas fases, a modernização de até 100 aeroportos em todo o País. Nesta etapa inicial, foram ofertados 19 aeroportos por meio de um modelo simplificado de concessão, com mecanismos de reequilíbrio contratual que visam atrair investimentos e garantir sustentabilidade operacional. Os contratos terão duração de 30 anos.

*Com informações da Agência Brasil e Portal ContextoPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário