terça-feira, 15 de outubro de 2019

Parabéns Professores. Os verdadeiros heróis não usam capas, eles ensinam



Hoje terça, 15/10, comemoramos o dia dos professores. Os alunos, em sua maioria e eu não era diferente disso, ficam felizes pelo simples fato de não haver aula, mas hoje entendo que se pudesse voltar no tempo, reservaria esse dia só para agradecer e dar o devido valor a estes profissionais que exercem a tarefa de nos ensinar.

A visão que temos do mundo hoje certamente reflete como ele nos foi apresentado pelos pais, amigos e também pelos nossos professores. 

Os professores de todo Brasil dedicam-se e se esforçam para, apesar das dificuldades, além de ensinar, também nos apoiam a compreender mais sobre cada um de nós. Com eles aprendemos a ter senso crítico, olhar as coisas por uma perspectiva que vai além da que recebemos nas nossas casas, afinal de contas o mundo não é só ela.

Certa vez ouvi uma palestra que dizia que o material humano do professor é o erro. É através dele que o professor identifica a dificuldade do aluno e tem a capacidade de fazê-lo chegar ao acerto pelos seus próprios méritos. 

Nada mais humano que errar, nada tem mais valor do que evoluir e não cometer mais o mesmo erro. Professores lidam com a nossa humanidade mais genuína e nem sempre é fácil.

Muitos professores estão desenvolvendo doenças e se afastando das atividades. Ansiedade, estresse, dores de cabeça e insônia estão entre os principais problemas que afetam os educadores. Os professores nos apoiam na investigação do complexo universo das emoções e de como lidar com elas, mas quem dá a eles esse suporte?

Valorizar o professor vai muito além de homenagear. Valorizar é cuidar, remunerar de maneira adequada, fortalecer, ouvir, qualificar e priorizar. A educação é transformadora e isso é consenso, mas nenhuma política pública de educação vai avançar sem o professor como protagonista da ação.

Texto de Daniel Raony

Nenhum comentário:

Postar um comentário