'Drive-thru' e vacinação porta a porta fazem parte das ações nos municípios.
Campanha de Vacinação contra a gripe — Foto: Andrea Rego Barros/Prefeitura do Recife
Caruaru e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, divulgaram as estratégias para vacinação contra a gripe em idosos. "Drive-thru" e vacinação porta a porta fazem parte das ações nos municípios. Nesta primeira etapa serão vacinados os idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde.
Por causa da pandemia do coronavírus, o Programa Nacional de Imunização de Caruaru, juntamente com as equipes de Saúde da Família, montou estratégias para evitar aglomeração de idosos nos locais de vacinação. A ação está sendo realizada em lugares abertos e arejados, como praças. Também foram feitas vacinação porta a porta para idosos acima de 80 anos, acamados e domiciliados, de áreas cobertas por PSF.
A partir de quarta-feira (25), em parceria com o Caruaru Shopping e o Polo Caruaru, vão ser realizadas vacinas no sistema de "drive-thru", no qual os idosos não vão precisar descer dos automóveis para serem vacinados. O "drive-thru" vai funcionar até o dia 28 de março, das 9h às 17h.
Também haverá vacinação noturna, no período de 17h às 19h, diariamente, nos seguintes postos de saúde da família: Vassoural 1, 2 e 3, São João da Escócia 1, 3 e 4, e Santa Rosa 2, 3 e 4. Nas segundas e quartas-feiras, no PSF Nova Caruaru; nas terças e quintas-feiras, no PSF Rendeiras; nas quartas e quintas-feiras, no PSF Sinhazinha; e nas quartas-feiras, no PSF Maria Auxiliadora. Para se vacinar, o idoso deve levar o cartão de vacina e documento de identidade.
Em Garanhuns, a vacinação segue até o dia 15 de abril, e posteriormente será estendida para outros públicos, até o fim da campanha, em 22 de maio. A vacina contra a influenza não previne o coronavírus, mas vai ajudar no combate a outros tipos de doenças.
A vacinação acontece, exclusivamente para o público-alvo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, das 8h30 às 15h30, e também por meio de visitas domiciliares, especialmente para os idosos acamados. O público prioritário também poderá ser vacinado em sistema de "drive-thru", no qual o idoso será vacinado sem precisar sair do carro.
Nas unidades, a vacinação também será por ordem alfabética, até o fim da campanha, a partir desta terça-feira (24) para as iniciais: A, B, C, D e E. Nas quartas serão as iniciais F, G, H, I, J; às quintas-feiras: K, L, M, N, O; nas sextas-feiras P, Q, R, S, T; e nas segundas as iniciais ‘U, V, W, X, Y, Z’. Também ficam suspensas, por recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas de rotina nas UBS’s.
Diversos pontos estratégicos nas áreas urbana e rural do município também foram definidos, descentralizando a vacinação nas unidades, a partir da quarta (25), sempre de 8h30 às 12h, com o apoio do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BIMtz) e da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). De segunda a sexta-feira, até o fim da campanha, profissionais estarão vacinando o público-alvo no Largo do Colunata, no Centro da cidade, e também na Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa.
No período de 24 a 27 de março, a vacinação estará disponível também no Relógio da Flores, Ajoc, e no ponto de apoio do Sítio Mochila de Cima. De 30 de março a 2 de abril, o público-alvo pode procurar os pontos localizados na Escola Estadual Duque de Caxias, na Vila do Quartel; na Erem Francisco Madeiros (Ceru), no bairro Magano; na igreja localizada ao lado da antiga UBS Cohab 2, no bairro Francisco dos Santos Figueira; além da Escola Antônio Alves Cavalcanti, no Sítio Borges.
Também foram definidos pontos estratégicos, no período de 3 a 8 de abril, das 8h30 às 12h, na Escola Giselda Vieira Belo, no bairro São José; na Erem Dom João da Mata Amaral, no bairro Boa Vista; e na Escola Antônio Adeildo Ferreira, no Sítio Bravos. De 13 a 15 de abril é a vez dos pontos localizados ao lado da UBS Bela Vista I, no bairro Dom Hélder Câmara; e Escola Anália de Souza, no Sítio Tigre; José Rosendo Barbosa, no Sítio Timbó, e no ponto de apoio localizado no Sítio Capoeiras.
FONTE: G1 CARUARU
Nenhum comentário:
Postar um comentário