Pressão baixa é caracterizada quando o valor da pressão arterial está abaixo de 9 por 6, isto é 90x60 mmHg, podendo causar sintomas como tontura, visão turva, palidez, sonolência e confusão mental.
A pressão baixa, conhecida também como hipotensão, pode ser causada por diversos fatores, como desidratação, gravidez, insuficiência cardíaca, hemorragia interna e uso de medicamentos diuréticos, por exemplo.
Quando a pressão baixa não causa sintomas, não é considerada um problema. No entanto, na presença de sintomas, é importante consultar o cardiologista ou clínico geral, para identificar a causa e, se for necessário, iniciar o tratamento adequado.
Sintomas de pressão baixa
Os principais sintomas de pressão baixa são:
Tontura;
Sensação de desmaio;
Dificuldade de concentração ou confusão mental;
Náuseas ou vômitos;
Fraqueza;
Palidez;
Sono;
Visão turva ou embaçada.
Conforme a causa da pressão baixa, a pessoa também pode apresentar dor no peito, falta de ar, batimentos cardíacos irregulares, febre alta, dor de cabeça e na parte superior das costas.
Pressão baixa na gravidez
A pressão baixa na gravidez é uma alteração comum, principalmente no início da gravidez, sendo causada por alterações hormonais comuns desta fase, que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
Os sintomas de pressão baixa na gravidez são fraqueza, visão embaçada, dupla ou escurecida, sensação de desmaio e tontura.
Pressão baixa emocional
A pressão baixa emocional é uma condição onde emoções como choque, estresse ou medo, em alguns casos, podem provocar uma reação exagerada do sistema nervoso, causando a queda da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
DOUTOR ELENILSON LIBERATO
Como saber se a pressão está baixa
Para saber se pressão está baixa, deve-se medir a pressão arterial com um aparelho digital ou com auxílio de um esfigmomanômetro.
De forma geral, é considerada pressão baixa, quando é indicado no aparelho que a pressão está igual ou inferior a 90x60 mmHg.
O diagnóstico de pressão baixa deve ser confirmado pelo cardiologista ou clínico geral, por meio da avaliação da pressão arterial e de exame, como hemograma completo, TSH, T4 livre, cortisol, teste de estresse postural e ecocardiograma.
O que causa pressão baixa
A pressão baixa pode ser causada por fatores como:
Gravidez;
Desidratação;
Jejum prolongado;
Medicamentos diuréticos, antidepressivos ou anti-hipertensivos;
Hemorragia interna;
Deficiência de vitamina B12 e ácido fólico;
Doenças cardíacas, como bradicardia, infarto e insuficiência cardíaca.
Além disso, a Infecção grave, as doenças cardíacas e as mudanças rápidas na posição do corpo, como levantar-se após ficar muito tempo deitado, também podem causar a pressão baixa.
O que fazer quando a pressão está baixa
Algumas medidas que podem ajudar quando a pressão está baixa e causa sintomas são:
Sentar com a cabeça no meio das pernas, para evitar um desmaio;
Deitar com as pernas elevadas, mantendo os pés acima do nível do coração, para facilitar a circulação do sangue para o cérebro;
Afrouxar as roupas para respirar melhor;
Beber mais líquidos, como água, chás, água de coco e suco de fruta para ajudar a estabilizar a pressão;
Evitar a exposição ao sol ou a exposição a ambientes muito quentes e úmidos.
Conforme a causa da pressão baixa, o médico também pode indicar o uso de medicamentos como vasopressores, beta-agonistas ou alfa-agonistas e fludrocortisona, por exemplo.
Além disso, quando a queda da pressão ocorre ao levantar da cama, por exemplo, deve-se sentar por cerca de 2 minutos antes de voltar a levantar.
O que comer durante a pressão baixa
Durante a pressão baixa, pode-se comer qualquer tipo de alimento salgado ou doce, como frutas, cereais, proteínas e laticínios, por exemplo. Além disso, é importante beber mais líquidos, como água, suco e água de coco.
No entanto, não é recomendado consumir sal de cozinha, porque o efeito do sal sobre a pressão arterial demora horas para acontecer, não ajudando, por isso, no tratamento da pressão baixa.
É fundamental também evitar ficar muito tempo em jejum, porque pode provocar a hipoglicemia, causando a redução da pressão arterial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário