04 outubro, 2025

BRASIL - INTOXICAÇÃO POR METANOL: SOBE PARA 127 O NÚMERO DE CASOS NOTIFICADOS


Em coletiva de imprensa no sábado (4), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atualizou os dados de intoxicação por Metanol no Brasil.

O número de casos notificados (suspeitos) subiu para 127 (eram 113 na sexta-feira), mas os casos confirmados mantiveram-se em 11. O Ministro enfatizou que houve aumento nos suspeitos, mas não nos confirmados. Doze estados registraram casos suspeitos.

Medidas e Antídotos

O Ministério da Saúde (MS) está reforçando o estoque de antídotos para o Metanol:

Etanol Farmacêutico: 4.300 ampolas de um estoque estratégico chegarão na próxima semana para distribuição nacional. O MS garantiu que o etanol farmacêutico está disponível em toda a rede SUS para casos suspeitos. Além disso, 609 farmácias no país podem produzir o composto.

Fomepizol: Foram adquiridos 2.500 tratamentos do medicamento no exterior, que também é uma alternativa de antídoto, com previsão de chegada para esta semana.

O Metanol é um álcool impróprio para consumo que pode causar cegueira irreversível e morte. Os sintomas iniciais (náuseas e dor abdominal) podem evoluir rapidamente para visão turva, convulsões e coma.

Alerta e Monitoramento

As ocorrências estão sendo associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Ministro Padilha fez um alerta à população: "Neste momento, evite ingerir bebidas destiladas, em especial bebidas lacradas com a rosca."

O Ministério da Saúde criou uma Sala de Situação de caráter extraordinário para monitorar e coordenar as medidas enquanto o risco sanitário persistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário