Um desabamento no teto da UTI Neonatal do Hospital Barão de Lucena, localizado no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife, chamou a atenção para a infraestrutura da saúde estadual nesta segunda-feira (27).
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que parte do forro de gesso caiu sobre um leito da unidade. Felizmente, não houve registro de feridos no incidente. A Secretaria de Saúde do Estado ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.
O ocorrido se soma às críticas recentes à gestão da saúde em Pernambuco, que tem sido apontada como um dos maiores gargalos do governo, ao lado da segurança pública e da educação. Curiosamente, nesta semana, completam-se três meses de uma intervenção do Governo do Estado para a requalificação e ampliação de outro setor do mesmo hospital, a UTI Pediátrica.
A situação do Hospital Barão de Lucena já havia sido pauta em agosto, quando a licitação para sua reforma e ampliação, orçada em R$ 33 milhões, foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A suspensão ocorreu após uma empresa alegar ter sido desclassificada de forma injusta, apesar de ter apresentado uma proposta que geraria uma economia de R$ 1,3 milhão ao Estado. Na época, a CEHAB garantiu que seguiria os "trâmites legais, até a finalização do processo, garantindo transparência e segurança jurídica."
A precariedade das unidades de saúde ganhou destaque nacional na última semana, em reportagem da TV Globo, que exibiu pacientes usando raquetes elétricas para combater uma infestação de mosquitos no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário