A infecção no sangue acontece quando microrganismos como bactérias, vírus ou fungos entram na corrente sanguínea, o que leva a sintomas como febre alta, calafrios, fraqueza e pressão baixa, por exemplo.
Também conhecida como septicemia, a infecção no sangue pode surgir como consequência de outras infecções, como infecção urinária, pneumonia, abscessos dentários e meningite, além de estar associada ao uso de cateteres e sondas.
O tratamento da infecção no sangue geralmente é realizado em ambiente hospitalar, com o uso de antibióticos diretamente na veia, conforme o microrganismo identificado nos exames de sangue, acompanhado de monitoramento constante.
Principais sintomas
Os principais sintomas de infecção no sangue são:
Febre alta;
Calafrios;
Fraqueza;
Suor excessivo sem explicação;
Pressão baixa.
Em alguns casos, a infecção no sangue pode se agravar, causando sintomas como confusão mental, respiração acelerada, tontura e batimentos cardíacos acelerados.
DOUTOR ELENILSON LIBERATO
A infecção no sangue é grave?
A infecção no sangue é uma condição séria que, se não tratada a tempo, pode rapidamente passar a ser uma situação grave, na qual os microrganismos se espalham pelo sangue, alcançam outros órgãos e provocam uma reação exagerada do organismo, como na sepse.
Em casos ainda mais graves, a sepse pode evoluir para choque séptico, uma queda brusca da pressão arterial que reduz a circulação de sangue nos órgãos e aumenta o risco de morte.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da infecção no sangue é feito geralmente pelo clínico geral ou infectologista, com base nos sintomas apresentados pela pessoa e exames de sangue.
Para confirmar o diagnóstico, é feito um exame chamado hemocultura, onde uma amostra de sangue é coletada e analisada para identificar se há bactérias ou fungos no sangue.
No caso da suspeita de infecção no sangue por vírus, são realizados testes sorológicos e moleculares para identificar o vírus, já que não são identificados por meio da hemocultura.
Além disso, também pode ser realizado o antibiograma para verificar a quais antimicrobianos esse microrganismo é sensível ou resistente, e, assim, ser possível definir o tratamento mais adequado.
Em alguns casos, pode ser solicitado exame de urina, cultura de secreção de ferida, tomografia computadorizada e ultrassonografia, para verificar se houve disseminação do microrganismo para outros órgãos.
Possíveis causas
A infecção no sangue pode ser consequência de outras infecções, como infecção urinária, pneumonia, abscessos dentários ou meningite, por exemplo.
Também pode surgir após cirurgias, devido à infecção de feridas cirúrgicas, ou colocação de dispositivos médicos, como cateteres e sondas, sendo considerada uma infecção hospitalar.
Além disso, pessoas com doenças crônicas, como diabetes ou câncer, têm mais chance de desenvolver a infecção no sangue. Crianças pequenas também têm maior probabilidade, especialmente durante o período neonatal, conhecido como sepse neonatal.
Como tratar a infecção no sangue
O tratamento da infecção no sangue normalmente é feito em ambiente hospitalar e pode incluir:
Medicação diretamente na veia;
Monitoramento constante dos sinais vitais;
Exames frequentes para acompanhar a resposta ao tratamento;
Cuidados específicos caso evolua para sepse ou choque séptico.
Geralmente, o médico inicia o tratamento com antibióticos de amplo espectro, que combatem várias bactérias ao mesmo tempo, enquanto aguarda o resultado dos exames que identificam o microorganismo causador.
Após o resultado da hemocultura e testes de sensibilidade, o médico pode ajustar o antibiótico para um mais específico e eficaz contra a bactéria identificada.
Se a infecção for causada por fungos ou vírus, o antibiótico inicial é suspenso, e o tratamento é ajustado com remédios mais adequados.
Infecção no sangue tem cura?
Sim, a infecção no sangue tem cura. Com o tratamento adequado, que geralmente inclui antibióticos ou outros medicamentos para combater o microorganismo causador, a maioria das pessoas consegue se recuperar totalmente.
Infecção no sangue pode virar leucemia?
A infecção no sangue pode deixar o sistema imunológico debilitado, mas não causa câncer. A infecção no sangue é uma condição causada por bactérias, vírus ou fungos que entram e se espalham pela corrente sanguínea.
Já a leucemia é um tipo de câncer do sangue, que acontece quando há uma produção anormal e descontrolada de células sanguíneas.
.png)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário