O cenário político do Sertão de Pernambuco foi abalado pela prisão preventiva do vereador Cristiano Lima dos Santos (45), conhecido como "Cristiano da Van". O parlamentar de Petrolândia foi detido pela Polícia Civil em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, após ser apontado como o autor do atentado que vitimou o empresário e mergulhador Samyr Oliveira.
O atentado ocorreu no dia 13 de janeiro, em Petrolândia. A vítima pilotava uma motocicleta quando foi perseguida e baleada. Após passar nove dias internado em estado grave no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, Samyr não resistiu aos ferimentos. Com o óbito, o caso passou a ser investigado como homicídio consumado.
Monitorado pelo setor de inteligência, o vereador foi localizado escondido no bairro Maria Vieira. Ao notar a chegada dos agentes da 17ª Delegacia Seccional, Cristiano tentou uma fuga desesperada:
O parlamentar subiu no telhado da residência para tentar escapar.
Policiais cercaram o imóvel e conseguiram efetuar a prisão antes que ele deixasse o local.
Em depoimento, o vereador confessou o crime, alegando que agiu motivado por supostas injúrias e difamações cometidas pela vítima contra ele.
A Câmara Municipal de Petrolândia emitiu nota de repúdio, afirmando que não compactua com condutas criminosas e que acompanhará os desdobramentos regimentais do caso.
Cristiano da Van passou por audiência de custódia e já foi transferido para o presídio de Santa Cruz do Capibaribe. A polícia agora investiga se houve a participação de outras pessoas no planejamento ou execução do assassinato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário